A empresa chinesa Ehang, especializada em veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciou que recebeu os Certificados de Operador Aéreo (AOC) para seu modelo EH216-S. Com essa certificação inédita, a empresa pode dar início às operações comerciais de transporte de passageiros com aeronaves não tripuladas na China.
A Ehang explicou que sua subsidiária Guangdong EHang General Aviation e sua joint venture Hefei HeYi Aviation foram as primeiras a receber esses certificados da Administração de Aviação Civil da China (CAAC). Isso marca um grande passo para o início dos voos tripulados na chamada economia de baixa altitude do país.

Com essa aprovação, os consumidores chineses poderão comprar passagens para voos comerciais em áreas específicas, como Guangzhou e Hefei. Os serviços incluirão passeios turísticos a baixa altitude, voos urbanos e outras opções dentro do transporte aéreo comercial tripulado.
A empresa pretende expandir esses serviços gradualmente para outros usos, como o transporte urbano, sempre seguindo as regulamentações locais.
A Ehang se torna, assim, a primeira empresa de eVTOL no mundo a obter um conjunto completo de certificações regulatórias, abrindo caminho para a popularização e crescimento dos voos tripulados de baixa altitude. Segundo a CITIC Securities, essa conquista representa o pontapé inicial para a operação desse novo setor na China.
Além disso, os voos turísticos com eVTOL da Ehang devem impulsionar ainda mais o crescimento da indústria, criando novas oportunidades de negócios para toda a cadeia envolvida, de acordo com a CITIC Securities.

A Ehang precificou o EH216-S em RMB 2,39 milhões (aproximadamente US$ 330.000). A aeronave utiliza baterias para fornecer energia e tem um peso máximo de decolagem de 650 kg. Outras empresas como a Mercedes-Benz faz recall de mais de 12 mil veículos elétricos na China, mostrando a complexidade do mercado de elétricos.
Em outubro de 2023, o EH216-S obteve o Certificado de Tipo emitido pela CAAC, que o qualifica para operação comercial de voos com transporte de passageiros. Em dezembro de 2023, o EH216-S obteve o Certificado de Aeronavegabilidade e foi entregue ao primeiro lote de clientes. Em abril de 2024, a empresa obteve o Certificado de Produção EH216-S emitido pela CAAC.
Em novembro de 2024, o Ehang EH216-S, equipado com baterias de estado sólido, concluiu um teste de voo ininterrupto, com duração de 48 minutos e 10 segundos.