A Dongfeng Peugeot-Citroen (DPC), joint venture sino-francesa entre o Grupo Stellantis e a Dongfeng, anunciou o lançamento de sua nova marca de veículos elétricos (VE), a Hedmos, expandindo sua atuação no crescente mercado chinês de carros elétricos. O primeiro modelo da marca, o SUV Hedmos 06, tem previsão de iniciar as entregas em maio.
A DPC, estabelecida há 33 anos em Wuhan, registrou a marca Hedmos (示界, Shije em chinês) em 2019. Segundo a empresa, o logotipo da marca foi inspirado em uma “agulha de bússola apontando para o norte”. O lançamento oficial da Hedmos ocorreu em 3 de março.

Hedmos 06: Detalhes revelados
Embora o nome do novo VE tenha sido divulgado recentemente (anteriormente cogitado como Fukand 06, o nome final é simplesmente 06), informações importantes sobre o veículo já foram reveladas através do registro de licença de vendas da DPC.
O Hedmos 06 é um SUV compacto totalmente elétrico com as seguintes dimensões:
- Comprimento: 4670 mm
- Largura: 1900 mm
- Altura: 1617 mm
- Distância entre eixos: 2775 mm
O veículo utiliza a arquitetura DSMA da Dongfeng e é equipado com um motor único de 160 kW montado no eixo dianteiro, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.
A bateria possui capacidade de 62,3 kWh, proporcionando uma autonomia de 520 km sob as condições de teste CLTC. O sistema de carregamento rápido permite carregar de 30% a 80% em 28 minutos. Se você está interessado em alternativas elétricas, a Califórnia ultrapassa número de bicos de combustíveis com estações de carregamento, mostrando a crescente infraestrutura para carros elétricos.

Design interior e expectativas de preço
O interior do Hedmos 06 apresenta um design minimalista com duas telas: um painel de instrumentos de 10,2 polegadas para o motorista e uma tela central de controle de 14,6 polegadas. O volante tem base plana, e o console central inclui dois porta-copos e um carregador sem fio.
O preço ainda não foi oficialmente divulgado, mas a expectativa é que o Hedmos 06 tenha um preço inicial de 120.000 yuan (aproximadamente 16.500 USD). A estratégia de expansão de marcas chinesas também pode ser vista na Changan que anunciou estratégia de expansão na Europa com foco em produção local.

Especula-se que o Hedmos 06 seja uma atualização do Dongfeng Aeolus L7, lançado em setembro de 2024. Essa prática de reaproveitamento de modelos sob novas marcas é comum na indústria automotiva chinesa.
Resta saber se os consumidores chineses aceitarão a nova marca Hedmos e se ela será capaz de impulsionar a DPC no competitivo mercado de veículos elétricos. A Tesla se prepara para entrar no mercado da Arábia Saudita em abril, mostrando a crescente competição global.