A Denza, divisão de vendas da montadora chinesa BYD, divulgou uma atualização sobre o cronograma de entrega do seu SUV de luxo, o N9. Zhao Changjiang, chefe da divisão, respondeu às recentes dúvidas dos clientes sobre o tempo de espera, com o anúncio feito em 9 de abril.
Segundo a declaração, os clientes que encomendaram a configuração padrão do Denza N9 podem esperar receber seus veículos dentro de 3 a 4 semanas. Já aqueles que optaram por pacotes de equipamentos especiais terão suas entregas escalonadas entre maio e junho.

Os prazos de entrega específicos variam conforme a configuração:
- Veículos com tela de teto opcional: entrega em junho.
- Veículos com portas elétricas: entrega em maio.
- Veículos equipados com sistema de drone: entrega em junho.
O Denza N9, lançado oficialmente com um preço inicial de 389.800 yuan (aproximadamente 53.800 dólares), é um SUV premium de seis lugares que compete no acirrado segmento de mercado de 400.000 yuan (55.000 dólares). O modelo está disponível em duas versões: Prestige, com preço de 389.800 yuan, e Flagship, por 449.800 yuan (cerca de 61.500 dólares).
Com dimensões de 5.258 mm de comprimento, 2.030 mm de largura e 1.830 mm de altura, e uma distância entre eixos de 3.125 mm, o N9 é ligeiramente maior que concorrentes como o Aito M9 (5.230/1.999/1.800mm, com 3.110mm de distância entre eixos). Falando em Aito, vale conferir que a Aito M8 recebe 100 mil encomendas antes do lançamento na China. O interior espaçoso acomoda seis passageiros em três fileiras de assentos, com atenção especial ao conforto da terceira fileira.
O N9 oferece uma variedade de comodidades premium, incluindo:
- Assentos com gravidade zero na posição do passageiro dianteiro.
- Assentos ajustáveis “Air SPA” na segunda fileira, com ajuste elétrico de 14 vias.
- Opções de tela no teto.
- Mesas integradas.
Um refrigerador de dois compartimentos com capacidade de 11 litros atende tanto os passageiros da frente quanto os da segunda fileira, sendo capaz de resfriar até -6°C ou aquecer até 50°C.
A terceira fileira de assentos, muitas vezes negligenciada em muitos SUVs, recebe tratamento especial no N9. Ela possui ajuste elétrico de seis vias, incluindo configurações de altura, para acomodar passageiros de diversas estaturas. Apesar do generoso espaço para passageiros, o veículo mantém 520 litros de capacidade de carga, mesmo quando totalmente ocupado.
O pacote de tecnologia inclui sistemas proprietários da BYD com tração independente de motor triplo, direção independente nas rodas traseiras e controle de movimento do veículo. E por falar em BYD, a BYD prevê aumento de até 118,88% no lucro líquido do primeiro trimestre de 2025. O trem de força oferece uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, ao mesmo tempo em que atinge um alcance combinado CLTC de 1.302 km com consumo de combustível de 6,3 L/100 km sob os padrões NEDC e mais de 200 km de alcance puramente elétrico.
A configuração de motor triplo do N9 permite um raio de giro notavelmente estreito de 4,65 metros, apesar de suas grandes dimensões. O recurso de giro “bússola” permite que o veículo gire 360° em torno de qualquer roda dianteira em espaços extremamente apertados. O sistema de suspensão a ar oferece até 222 mm de distância ao solo para capacidade off-road.
O N9 emprega um conjunto de sensores para assistência avançada ao motorista, incluindo uma unidade LiDAR, cinco radares de ondas milimétricas e 12 câmeras entre seus 32 sensores multiformato, permitindo navegação na cidade e recursos de estacionamento automatizado no lançamento.
A versão Flagship adiciona recursos premium, como uma tela de teto de 17,3 polegadas, espelho retrovisor de streaming, assento dianteiro do passageiro com gravidade zero, apoios de perna elétricos na segunda fileira, cortinas nas janelas laterais e um sistema de som Dynaudio de 26 alto-falantes.
Com sua combinação de espaço, tecnologia e recursos premium, o Denza N9 busca se estabelecer como um concorrente importante no mercado chinês de SUVs de luxo, que está cada vez mais competitivo. Vale lembrar que a BYD lança marca Denza na Europa com modelo Z9 GT de 962 cv.
Aito Lançará oficialmente o SUV M8 em 16 de abril; Pré-encomendas já ultrapassam 100.000 unidades
A Aito, apoiada pela Huawei, lançará oficialmente o M8 em uma semana, e o novo SUV (veículo utilitário esportivo) já recebeu um alto nível de aceitação nas pré-vendas. A Aito anunciou hoje que o M8 será lançado oficialmente em 16 de abril.
O lançamento do SUV fará parte de um novo evento de lançamento de produtos para os negócios HIMA (Harmony Intelligent Mobility Alliance) da Huawei, que começará às 14h30, horário de Pequim, em 16 de abril. A Aito começou a aceitar pré-encomendas do M8 em 6 de março, com um preço inicial de pré-venda de 368.000 RMB (US$ 50.070).
Os clientes que pagarem um depósito de 5.000 RMB para reservar o SUV receberão uma redução de 10.000 RMB em seu pagamento final. Pouco depois de o M8 ter iniciado a pré-venda, a Aito anunciou no Weibo que o modelo recebeu mais de 7.500 pré-encomendas na primeira hora.
Em 6 de abril, a marca anunciou que o Aito M8 tinha mais de 100.000 pré-encomendas. Espera-se que o Aito M8 concorra com o Li L8 da Li Auto, que atualmente é oferecido em três variantes com preços iniciais de 321.800 RMB, 349.800 RMB e 379.800 RMB, respectivamente.
O Aito M8 entrou em um catálogo regulamentar do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China no início deste ano, quando a Aito solicitou apenas variantes de veículo elétrico de alcance estendido (EREV) para o modelo.
O SUV estará disponível nas opções de 5 e 6 lugares, com comprimento, largura e altura de 5.190 mm, 1.999 mm e 1.795 mm, respectivamente, e uma distância entre eixos de 3.105 mm, de acordo com seu registro.
O Aito M8 tem duas opções de capacidade de bateria – 51,975 kWh e 36,019 kWh – e três opções de alcance da bateria – 235 km, 240 km e 161 km. O modelo tem um alcance combinado de até 1.526 km com um tanque cheio de combustível e carga total.
A Aito é uma nova marca premium de veículos de energia (NEV) lançada em conjunto pela Huawei e pelo Seres Group em 2 de dezembro de 2021 e é a primeira marca de veículos sob o negócio HIMA. Os modelos atuais da marca em entrega incluem o Aito M5, Aito M7 e Aito M9.