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Demanda por novas vans no Reino Unido registra queda pelo quarto mês consecutivo

Com a confiança das empresas em baixa, o mercado de vans registra o quarto mês seguido de recuo

A queda nas vendas, comparada a um março muito forte do ano passado, marca o quarto mês seguido de recuo no mercado de veículos comerciais leves (VCLs). Isso mostra que a confiança das empresas ainda está baixa, o que acaba limitando os investimentos em modelos novos.

O principal motivo para essa queda foi a redução de 10% nos emplacamentos das vans grandes, que, mesmo assim, continuam sendo as mais procuradas – foram 32.025 unidades, o que representa 62,5% de todo o mercado. As vans médias e os modelos 4×4 também tiveram queda, de 8,5% e 18,9%, respectivamente, com 8.180 e 1.324 unidades vendidas.

Demanda por novas vans no Reino Unido registra queda pelo quarto mês consecutivo
Crédito da imagem: Reprodução

A queda nas vendas, comparada a um março muito forte do ano passado, marca o quarto mês seguido de recuo no mercado de veículos comerciais leves (VCLs). Isso mostra que a confiança das empresas ainda está baixa, o que acaba limitando os investimentos em modelos novos.

O principal motivo para essa queda foi a redução de 10% nos emplacamentos das vans grandes, que, mesmo assim, continuam sendo as mais procuradas – foram 32.025 unidades, o que representa 62,5% de todo o mercado. As vans médias e os modelos 4×4 também tiveram queda, de 8,5% e 18,9%, respectivamente, com 8.180 e 1.324 unidades vendidas.

Desempenho por Marca (Março 2025):

  • FORD: 413 unidades (29,27% de participação) – Aumento de 49,10% em relação a Março de 2024
  • MERCEDES: 352 unidades (24,95% de participação) – Aumento de 98,87% em relação a Março de 2024
  • FIAT: 183 unidades (12,97% de participação) – Queda de 25,61% em relação a Março de 2024
  • PEUGEOT: 177 unidades (12,54% de participação) – Aumento de 32,09% em relação a Março de 2024

As novas regras fiscais, que começaram a valer no início de abril, devem gerar custos extras para empresas de setores importantes para o crescimento da economia do Reino Unido — como o setor automotivo, agrícola, de construção civil, serviços públicos e trabalhadores autônomos. Com isso, muitos podem acabar adiando investimentos, o que pode resultar em mais veículos poluentes nas ruas e, no fim das contas, em menos arrecadação de impostos, o oposto do que se espera.

Diante do cenário econômico difícil que o país enfrenta, a SMMT (associação da indústria automotiva) pede que o governo adie essas medidas por pelo menos um ano. A ideia é dar mais tempo para que as empresas, o setor e os consumidores se adaptem às mudanças.

Por outro lado, há também notícias boas. A procura por vans elétricas de até 4,25 toneladas cresceu pelo sexto mês seguido, com um aumento de 40,3% em relação ao mesmo período do ano passado — um total de 4.215 unidades, o maior número já registrado em um único mês.

Esses modelos mais modernos e sustentáveis representaram 8,3% das vendas nos três primeiros meses de 2025, um avanço de 2,8 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Isso mostra o resultado do esforço das montadoras, que têm investido pesado para que mais da metade das opções de vans no Reino Unido sejam elétricas. Inclusive, a BYD superou a Tesla em vendas de elétricos no primeiro trimestre de 2025, reforçando a força desse mercado.

O incentivo conhecido como Plug-in Van Grant continua sendo essencial para manter o interesse dos compradores. Ainda assim, a participação de mercado atual está bem abaixo da meta de 16% de veículos com emissão zero estabelecida pelo governo para 2025.

Por isso, é fundamental que o governo aja com rapidez para estimular ainda mais essa transição, garantindo uma infraestrutura adequada para veículos comerciais leves e criando regras que ajudem tanto o crescimento do mercado quanto a redução das emissões.

Mike Hawes, presidente-executivo da SMMT, comentou: “Vans, picapes e 4×4 são fundamentais para o funcionamento de empresas em todo o Reino Unido. Então, quatro meses seguidos de queda nos investimentos preocupam e mostram que a confiança está baixa, ainda mais com novas restrições prestes a atingir o setor de picapes. A boa notícia é que o interesse por veículos elétricos segue aumentando, graças à variedade de modelos disponíveis.

Mas ainda estamos longe de atingir as metas para 2025. Por isso, é essencial que o governo tenha um plano ambicioso para expandir a infraestrutura e criar regras claras, que incentivem os operadores a investir e a fazer essa mudança.”

rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.

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