A procura por veículos híbridos da Toyota experimentou um aumento significativo no último ano, impulsionada pela crescente preferência dos consumidores por alternativas mais eficientes em termos de combustível, mas que ainda não estão prontos para a transição completa para veículos elétricos (VE). No entanto, a Toyota, líder global em tecnologia híbrida, enfrenta dificuldades para atender a essa demanda crescente em diversos mercados, incluindo os Estados Unidos.
Essa situação tem resultado em longos períodos de espera para os compradores, que precisam aguardar meses até receberem seus veículos. Fontes anônimas relatam que a escassez também afeta mercados na Europa, Japão, China e Índia.

Na Índia, por exemplo, o tempo de espera varia de dois a nove meses, dependendo do modelo híbrido, enquanto no Japão, a espera é de dois a cinco meses. Na Europa, os prazos de entrega praticamente dobraram desde 2020, situando-se entre 60 e 70 dias.
Além do aumento da demanda, a Toyota enfrenta desafios na sua cadeia de suprimentos de veículos híbridos. Segundo entrevistas da Reuters com figuras da indústria, há uma escassez de ímãs fornecidos à Aisin Corp, fabricante de componentes da Toyota, o que atrasa a entrega de motores híbridos. A Denso também enfrenta dificuldades com fornecedores de segundo e terceiro nível, o que causa atrasos nas entregas de seus inversores.
A Toyota reconhece que a demanda por híbridos aumentou “significativamente no último ano em todas as regiões”, mas afirma que “a capacidade de produção de peças e componentes híbridos de nossos fornecedores e nossa fabricação interna de peças está alinhada com nossos planos de produção anual e nossa capacidade de montagem de veículos”.
Longos períodos de espera
Em alguns casos, os consumidores estão esperando anos para receber seus veículos. Saugata Dasgupta, um comprador da Índia, relata ter encomendado um Toyota Innova Hycross SUV em janeiro de 2023 e, em agosto de 2024, ainda não havia recebido o veículo. Foi informado que ele teria que esperar mais 25 a 30 semanas, mas, posteriormente, esse prazo foi estendido para mais 15 a 25 semanas. Diante da incerteza, Dasgupta desistiu da compra e adquiriu um carro da Mahindra & Mahindra.
Na Europa, os modelos Yaris Cross híbrido e RAV4 plug-in hybrid são considerados particularmente escassos. Este cenário de produção, inclusive, difere de outras montadoras, como a BMW que expande produção em Regensburg.
A expansão da fábrica da Toyota na Carolina do Norte, com previsão de início de envio de baterias para a planta neste mês, pode ajudar a resolver o problema, impulsionando a produção de veículos eletrificados.