Notícias
Tendência

Defender Octa de competição: Land Rover confirma participação no Dakar 2026

Com uma versão baseada no Defender Octa, a Land Rover confirmou que competirá no Rally Dakar em 2026

A Land Rover confirmou que o Defender competirá no Rally Dakar em 2026, e a versão de corrida será baseada no modelo topo de linha, o Defender Octa. O veículo disputará a categoria ‘Stock’, que terá regulamentos revisados, em resposta à crescente demanda por 4x4s e SUVs de alta performance.

O Defender Octa é considerado pela Land Rover como “o Defender mais rápido e capaz já feito”, o que justifica sua escolha como base para o carro de corrida. Além do Dakar, ele também participará do Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIA em 2026. A equipe usará dois veículos nas cinco etapas do campeonato e adicionará um terceiro para o Dakar.

Defender Octa de competição: Land Rover confirma participação no Dakar 2026
Foto:: Land Rover/Reprodução

As novas regras da FIA visam aproximar os carros de competição aos modelos de rua. Na categoria ‘Stock’, os veículos compartilharão muitas características com seus equivalentes rodoviários. Atualmente, carros como o Dacia Sandrider e o Ford Raptor T1+ são protótipos com pouca ou nenhuma ligação com modelos de produção.

O Defender Octa de competição manterá a arquitetura D7x do modelo de rua, construída em torno de um monocoque de alumínio leve. Ele também utilizará o motor V8 4.4 biturbo, da BMW, que produz 626 cv e 750 Nm de torque. Este motor, juntamente com a transmissão de oito velocidades e caixa de transferência de duas velocidades, faz do Octa o Defender mais potente já produzido.

Defender Octa de competição: Land Rover confirma participação no Dakar 2026
Foto:: Land Rover/Reprodução

Land Rover busca provar capacidade Off-Road

“A participação do Defender no Dakar será um desafio incrivelmente empolgante”, afirmou James Barclay, diretor administrativo da JLR Motorsport. “Nós tínhamos uma visão para o futuro de veículos de produção em rally-raid, e foi muito positivo trabalhar com a ASO, FIA e outros fabricantes para criar os novos regulamentos para a categoria ‘Stock’.”

Barclay acrescentou: “Agora, temos a plataforma certa para demonstrar a capacidade do Defender no maior desafio do automobilismo off-road. Temos um ano de preparação, testes e aprendizado pela frente para estarmos prontos para o Dakar 2026. A equipe já está trabalhando e estamos ansiosos para competir no Dakar e no W2RC – os eventos off-road mais difíceis do mundo.”

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.