A Land Rover confirmou que o Defender competirá no Rally Dakar em 2026, e a versão de corrida será baseada no modelo topo de linha, o Defender Octa. O veículo disputará a categoria ‘Stock’, que terá regulamentos revisados, em resposta à crescente demanda por 4x4s e SUVs de alta performance.
O Defender Octa é considerado pela Land Rover como “o Defender mais rápido e capaz já feito”, o que justifica sua escolha como base para o carro de corrida. Além do Dakar, ele também participará do Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIA em 2026. A equipe usará dois veículos nas cinco etapas do campeonato e adicionará um terceiro para o Dakar.
As novas regras da FIA visam aproximar os carros de competição aos modelos de rua. Na categoria ‘Stock’, os veículos compartilharão muitas características com seus equivalentes rodoviários. Atualmente, carros como o Dacia Sandrider e o Ford Raptor T1+ são protótipos com pouca ou nenhuma ligação com modelos de produção.
O Defender Octa de competição manterá a arquitetura D7x do modelo de rua, construída em torno de um monocoque de alumínio leve. Ele também utilizará o motor V8 4.4 biturbo, da BMW, que produz 626 cv e 750 Nm de torque. Este motor, juntamente com a transmissão de oito velocidades e caixa de transferência de duas velocidades, faz do Octa o Defender mais potente já produzido.
Land Rover busca provar capacidade Off-Road
“A participação do Defender no Dakar será um desafio incrivelmente empolgante”, afirmou James Barclay, diretor administrativo da JLR Motorsport. “Nós tínhamos uma visão para o futuro de veículos de produção em rally-raid, e foi muito positivo trabalhar com a ASO, FIA e outros fabricantes para criar os novos regulamentos para a categoria ‘Stock’.”
Barclay acrescentou: “Agora, temos a plataforma certa para demonstrar a capacidade do Defender no maior desafio do automobilismo off-road. Temos um ano de preparação, testes e aprendizado pela frente para estarmos prontos para o Dakar 2026. A equipe já está trabalhando e estamos ansiosos para competir no Dakar e no W2RC – os eventos off-road mais difíceis do mundo.”