Recentemente, o Dacia Spring recebeu um significativo facelift na Europa, marcando um novo capítulo para o compacto, conhecido no Brasil como Renault Kwid E-Tech. Este subcompacto, no cenário nacional, não conseguiu conquistar o favoritismo do público, em parte devido ao seu preço inicialmente sugerido de R$ 150 mil.
No entanto, houve uma redução considerável no preço, agora fixado em R$ 99.990, uma tentativa de torná-lo mais acessível, embora continue sendo um desafio para muitos brasileiros justificar tal investimento em um subcompacto, mesmo levando em conta seu aspecto elétrico.

Na Europa, por outro lado, o pequeno veículo se destaca por sua robustez visual. Ele apresenta uma grade frontal alinhada aos faróis e posicionada de forma elevada, remetendo à aparência da frente do Duster de terceira geração, um detalhe que lhe confere uma presença marcante.
Além disso, o Dacia Spring (ou Renault Kwid E-Tech) exibe uma parte traseira impressionante, equipada com lanternas em LED, além de um para-choque e tampa de porta-malas completamente renovados, evidenciando as atualizações significativas que diferenciam este modelo no mercado europeu.
Internamente, o Dacia Spring apresenta um quadro de instrumentos digital de 7 polegadas e uma central multimídia gigante de 10 polegadas. Este tamanho é consideravelmente maior, por exemplo, do que o do Renault Kardian, que acabou de chegar ao mercado nacional e oferece uma tela de apenas 8 polegadas.
Desde o seu lançamento em 2021, o Dacia Spring tem se destacado no mercado europeu, alcançando recordes impressionantes de vendas. No ano passado, por exemplo, o modelo superou todas as expectativas ao ultrapassar a marca de 140.000 unidades vendidas, o que representa o seu melhor desempenho até agora.

Motorização, autonomia e bateria do Dacia Spring
Quanto à motorização, o Dacia Spring apresenta características que impressionam. Com uma potência de 65 cv a 4.000 rpm e um torque máximo de 11,5 kgfm, ele garante uma condução eficiente e prazerosa. A tração dianteira, juntamente com a direção elétrica e o câmbio automático, complementam suas especificações, oferecendo uma experiência de condução suave e confortável.
A Dacia ressalta que o tamanho compacto do Spring é uma vantagem significativa. Esse design permite que o veículo se beneficie de uma bateria de apenas 26,8 kWh. Apesar disso, o carro mantém um peso inferior a uma tonelada, o que lhe permite oferecer uma autonomia surpreendente de mais de 210 quilômetros.
No que diz respeito ao espaço de armazenamento, o porta-malas do Spring é bastante versátil. Com uma capacidade inicial de 308 litros, ele supera o atual modelo do Kwid E-Tech, que oferece 290 litros com os bancos traseiros na posição original. A capacidade pode ser expandida para impressionantes 1.004 litros com os bancos traseiros rebatidos, proporcionando flexibilidade para diferentes necessidades de armazenamento.

Quando o assunto é carregamento, o Spring demonstra sua adaptabilidade. O veículo pode ser recarregado em até 20% em 11 horas usando um plugue doméstico comum de três pinos. Para aqueles que buscam mais rapidez, uma caixa de parede de 7 kW reduz o tempo de carregamento para aproximadamente quatro horas. Além disso, o carregamento DC, disponível como opção, permite que o carro passe de 20 a 80 por cento em apenas 45 minutos, tornando o Spring uma opção ainda mais atraente para quem procura conveniência e eficiência.