Dacia Spring 2026 revela o que esperar do novo Renault Kwid E-Tech no Brasil

Com autonomia de 225 km (WLTP), o Dacia Spring 2026 ganha melhor dirigibilidade e muito mais potência
Dacia Spring 2026 revela o que esperar do novo Renault Kwid E-Tech no Brasil
Crédito da imagem: Dacia

Resumo da Notícia

O Dacia Spring 2026 chega com uma proposta ousada: manter o título de carro elétrico mais barato da Europa, por menos de £15 mil, e ao mesmo tempo oferecer uma dirigibilidade mais refinada. O compacto, que compartilha base com o Renault Kwid E-Tech, passou por uma reformulação profunda em suspensão, motor e bateria, ganhando comportamento dinâmico e eficiência inéditos.

A nova geração traz um conjunto de molas, amortecedores e barra estabilizadora completamente redesenhados, corrigindo o balanço excessivo nas curvas — uma das maiores críticas ao modelo anterior. Essas mudanças vêm acompanhadas de melhorias na estrutura e no sistema de freios, o que promete uma condução mais firme e segura.

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Mas as novidades não param por aí. O Spring estreia a primeira bateria LFP (lítio-ferro-fosfato) do Grupo Renault, tecnologia popularizada por marcas chinesas como a BYD. Apesar de ter capacidade ligeiramente menor, de 24,3 kWh, o consumo mais baixo garantiu autonomia de 225 km (WLTP), igual à do modelo anterior.

O motor também ficou mais potente, onde o antigo conjunto de 44 ou 64 cv sai de linha, dando lugar às novas versões Spring 70 e Spring 100, que entregam 69 e 99 cv, respectivamente — um salto de até 50% em potência. O torque intermediário aumentou 20%, permitindo acelerações muito mais rápidas.

Na prática, o desempenho melhorou de forma significativa: o tempo para retomar de 80 a 120 km/h caiu de 26,2 segundos para 10,3 s na versão básica e para 6,9 s na mais potente. A aceleração de 0 a 100 km/h também encolheu, agora partindo de 9,6 segundos no modelo topo de linha.

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Além de mais ágil, o novo Spring é mais eficiente, pois o consumo médio caiu para 12,4 kWh/100 km, e o carregador rápido DC passou a aceitar até 40 kW, permitindo recargas de 20% a 80% em 29 minutos — avanço em relação aos 30 kW anteriores. Já o carregador doméstico segue com 7 kW, completando a carga em pouco mais de três horas.

Produzido na China, o Spring usa a plataforma CMF-A, reforçada para acomodar a bateria sob o assoalho. Com isso, o carro mantém baixo peso — cerca de 1 tonelada — e melhor distribuição de massa. O porta-malas de 308 litros continua sendo um dos maiores da categoria, superando rivais como o Leapmotor T03.

Visualmente, as mudanças são discretas, mas funcionais. A Dacia revisou o conjunto aerodinâmico, adicionou um novo spoiler traseiro e reduziu o coeficiente de arrasto para 0,665, o que ajuda na eficiência. O modelo segue disponível nas versões Essential, Expression e Extreme, com itens como painel digital, ar-condicionado e multimídia de 10,1”.

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Os preços na Europa começam em €16.900, mantendo o Spring como o elétrico mais acessível do continente. Para o Brasil, onde o Kwid E-Tech custa R$99.990, a chegada da nova geração deve elevar o valor para algo próximo de R$105 mil, mas com um salto notável em desempenho, conforto e tecnologia.

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