O mercado automotivo europeu registrou um início de ano interessante, com o Dacia Sandero mantendo a liderança geral em vendas. Enquanto isso, os veículos elétricos (VEs) continuam a ganhar força, impulsionados por um aumento de 37% nas vendas em janeiro.
De acordo com dados da Jato Dynamics, um total de 165.473 veículos totalmente elétricos foram entregues em 28 países europeus (incluindo os 25 da UE, Reino Unido, Noruega e Suíça). No entanto, mesmo os modelos elétricos mais populares ainda não conseguiram figurar entre os 25 carros mais vendidos no continente.
Volkswagen ID.4 assume a ponta entre os elétricos
Em janeiro, o Volkswagen ID.4 se destacou como o VE mais vendido na Europa, com 7.177 unidades emplacadas. Esse número representa um aumento expressivo de 195% em relação a janeiro de 2024, impulsionando o ID.4 à frente do até então líder de vendas entre os elétricos, o Tesla Model Y.
As vendas do Model Y sofreram uma queda de 46%, totalizando 6.115 unidades. O modelo da Tesla foi seguido de perto pelo VW ID.7, com 5.879 unidades vendidas. A performance do Tesla Model Y pode estar ligada ao lançamento de sua versão reestilizada.
Logo atrás, o novo Kia EV3 registrou 5.792 vendas. Apesar do bom desempenho do VW ID.4, o mercado de VEs ainda tem um longo caminho a percorrer para competir com os modelos tradicionais a combustão. Para saber mais sobre inovações no setor, confira Kia aprimora veículos elétricos com carregamento inteligente e serviços V2H.
Dacia Sandero lidera o ranking geral
No ranking geral de vendas, o Dacia Sandero liderou com folga, somando 21.309 unidades vendidas. O modelo superou o VW Golf (17.630), o Peugeot 208 (17.289), o Dacia Duster (15.816) e o VW T-Roc (15.655). Nenhum veículo elétrico figurou entre os 25 primeiros colocados.
Para se ter uma ideia da diferença, o Skoda Octavia (13.913 vendas), o Hyundai Tucson (13.201), o Ford Puma (10.499) e o MG ZS (9.720) venderam mais que o VW ID.4. A ascensão dos carros elétricos chineses também é um fator a ser observado, como mostra a notícia Xiaomi SU7 ultrapassa 248 mil pedidos em 9 meses e CEO revela planos ambiciosos.
Híbridos plug-in perdem espaço
Os veículos híbridos plug-in (PHEVs) registraram uma queda de 6% nas vendas em janeiro, com 75.680 unidades vendidas. O Volvo XC40 liderou entre os PHEVs, com 5.001 unidades, seguido pelo VW Tiguan (4.159), BMW X1 (3.222), Toyota C-HR (2.861), Hyundai Tucson (2.555) e Ford Kuga (2.446). Vale lembrar que a BYD e DJI anunciam sistema de drones embarcados para veículos, mostrando novas tecnologias chegando ao mercado automotivo.