O mercado automotivo europeu, conhecido por seus sedãs premium, SUVs e superesportivos de alto valor, surpreendeu em 2024. O veículo mais vendido na região foi o Dacia Sandero, um modelo de entrada com motor a combustão interna (ICE) e preço inicial de aproximadamente US$ 13.400.
A Dacia comercializou 268.101 unidades do Sandero, um aumento de 14% em relação a 2023. A Renault, proprietária da Dacia, também conquistou o segundo lugar com o Clio, que registrou um crescimento de 7%, totalizando 216.317 unidades vendidas. O VW Golf ficou em terceiro lugar, com 215.715 unidades, representando um aumento de 17% em relação ao ano anterior.

O Tesla Model Y, líder de vendas em 2023, caiu para a quarta posição, com uma queda de 17% nas vendas, totalizando 209.214 unidades. Esse declínio ocorreu em um ano em que as vendas totais de veículos aumentaram 0,9%, atingindo 12,9 milhões de unidades. Nenhum outro carro no top 30 perdeu tanto terreno quanto o Model Y.
Alguns fatores podem ter contribuído para a queda nas vendas do Model Y, incluindo a desaceleração geral nas vendas de veículos elétricos na Europa (embora apenas 1,2%), o fato de o SUV estar no mercado há algum tempo e a expectativa de um facelift iminente. Além disso, as controvérsias envolvendo o CEO da Tesla, Elon Musk, podem ter afastado alguns compradores.
Embora os carros de marcas chinesas não tenham tido um impacto significativo na lista dos 50 modelos mais vendidos, com exceção do MG ZS (34º lugar), esse cenário pode mudar em breve. As vendas da BYD, por exemplo, aumentaram 216%, atingindo 50.265 unidades, superando a Alfa Romeo (44.777 unidades) e a Subaru (22.458).
A KG Mobility cresceu 30%, alcançando 23.836 unidades. A Omada, por sua vez, vendeu 14.254 carros e a Xpeng registrou um aumento de 304%, com 8.188 unidades vendidas. Nem todas as marcas chinesas tiveram motivos para comemorar. A Lynk & Co teve uma queda de 73% e a Ora, de 41%.
No entanto, a mensagem para as montadoras europeias tradicionais é clara: as marcas chinesas estão ganhando espaço no mercado europeu. Algumas marcas já estão se preparando para este cenário, como a Zeekr e Lynk & Co que delineiam planos para 2025 com foco em veículos elétricos e híbridos plug-in.
Modelos mais vendidos na Europa em 2024
# | Modelo | Vendas | vs. 2023 |
1 | Dacia Sandero | 268,101 | +14% |
2 | Renault Clio | 216,317 | +7% |
3 | Volkswagen Golf | 215,715 | +17% |
4 | Tesla Model Y | 209,214 | -17% |
5 | Volkswagen T-Roc | 202,840 | -1% |
6 | Peugeot 208 | 199,909 | +3% |
7 | Toyota Yaris Cross | 194,006 | +10% |
8 | Skoda Octavia | 180,607 | +12% |
9 | Dacia Duster | 175,213 | +13% |
10 | Toyota Yaris | 174,042 | +12% |
11 | Kia Sportage | 168,017 | +11% |
12 | Volkswagen Tiguan | 164,604 | +17% |
13 | Opel/Vauxhall Corsa | 162,103 | -14% |
14 | Peugeot 2008 | 162,028 | +2% |
15 | Citroen C3 | 160,583 | +11% |
16 | Hyundai Tucson | 154,717 | -2% |
17 | Ford Puma | 149,112 | -7% |
18 | Renault Captur | 147,178 | +1% |
19 | Nissan Qashqai | 140,330 | -3% |
20 | Volkswagen Polo | 135,303 | -3% |
21 | Toyota Corolla | 130,284 | 0% |
22 | Toyota C-HR | 121,290 | +18% |
23 | Fiat Panda | 119,497 | -4% |
24 | BMW X1 | 117,041 | +30% |
25 | Audi A3 | 114,662 | -8% |
26 | Volkswagen T-Cross | 113,882 | +8% |
27 | Tesla Model 3 | 112,789 | +12% |
28 | Skoda Fabia | 106,337 | +29% |
29 | Ford Kuga | 105,143 | -15% |
30 | Skoda Kamiq | 102,253 | +14% |
31 | Toyota Aygo | 98,507 | +15% |
32 | Hyundai Kona | 98,447 | +3% |
33 | Skoda Karoq | 98,394 | +15% |
34 | MG ZS | 97,901 | +9% |
35 | Peugeot 3008 | 97,254 | +1% |
36 | Cupra Formentor | 95,236 | -6% |
37 | Mini Cooper | 94,612 | -25% |
38 | Peugeot 308 | 91,700 | -3% |
39 | Skoda Kodiaq | 91,236 | +12% |
40 | Nissan Juke | 91,071 | +20% |
41 | BMW Series 3 | 90,574 | +7% |
42 | Fiat 500 | 90,066 | -46% |
43 | Volvo XC60 | 90,013 | +10% |
44 | Dacia Jogger | 89,298 | +2% |
45 | Seat Ibiza | 85,765 | +34% |
46 | Ford Focus | 85,118 | -15% |
47 | BMW Series 1 | 83,936 | -3% |
48 | Volkswagen Taigo | 82,524 | +4% |
49 | Toyota RAV4 | 81,164 | +14% |
50 | Opel/Vauxhall Astra | 80,831 | +38% |
JATO Dynamics