A concessionária alemã Carpoint apresentou a versão mais esportiva do Dacia Duster até o momento: o Duster Redust Sport. A edição especial traz uma série de melhorias externas e internas, mantendo o conjunto mecânico original, mas ganhando suspensão coilover e novas rodas.
O Dacia Duster conquistou o público europeu com seu design robusto, interior espaçoso e preço acessível, chegando a superar o Tesla Model Y como o carro mais vendido do continente em 2024. Para aqueles que desejam um visual mais esportivo e uma postura mais focada para o asfalto, sem abrir mão da proposta econômica, a Carpoint desenvolveu a edição Redust Sport.

O Dacia Duster RS não oficial (Redust Sport em vez de Renault Sport) surgiu pela primeira vez em renderizações há alguns meses. Agora, com as primeiras unidades rodando, é possível constatar que ele cumpre o que promete, com um pacote completo de atualizações visuais.
Seguindo os passos de projetos anteriores da Carpoint para o Dacia Duster de geração passada, o Redust Sport apresenta uma postura rebaixada, cortesia da suspensão coilover KW, rodas de liga leve de 20 polegadas e espaçadores. O novo kit de carroceria é ainda mais agressivo, com uma entrada de ar proeminente no capô, extensões de para-lama que adicionam 20 mm de largura, saias laterais mais profundas, um spoiler traseiro e a remoção das barras de teto para uma silhueta mais elegante.

Para reforçar a transformação “esportiva”, a Carpoint instalou um sistema de escapamento duplo centralizado, algo geralmente encontrado em modelos de alto desempenho ou supercarros, e não em um dos SUVs mais acessíveis do mercado. Como toque final, a carroceria recebeu um envelopamento em um tom laranja vibrante, combinado com um acabamento em preto brilhante no revestimento plástico e capas especiais para as janelas laterais traseiras.
No interior, o Dacia Duster eleva ainda mais o drama. Os bancos de couro apresentam inserções e costuras em laranja brilhante, um visual que não ficaria deslocado em um projeto de luxo da Mansory. O mesmo tema laranja se estende ao painel, volante, console central e painéis das portas, tudo em contraste com a iluminação ambiente RGB, que lembra um teclado gamer.
Apesar do visual agressivo, o Redust Sport não recebe nenhuma atualização de desempenho. O modelo exposto é movido pelo sistema híbrido auto recarregável da Renault, que produz 138 cv (103 kW / 140 PS). Uma segunda variante, baseada no 1.3 TCe mild-hybrid com 128 cv (96 kW / 130 PS) e tração integral, também está disponível, utilizando um conjunto diferente de rodas de liga leve de 20 polegadas com cinco raios e apresentando um envelopamento em preto fosco. As mudanças internas neste modelo se limitam a tapetes de veludo.
Ambas as versões são baseadas no Dacia Duster Extreme, o acabamento topo de linha que já inclui uma generosa quantidade de equipamentos de série.

O preço? Prepare-se para pagar um valor considerável. As versões mild-hybrid custam € 42.490 (equivalente a $ 44.500 na cotação atual), enquanto a variante híbrida chega a impressionantes € 52.990 ($ 55.500). Isso representa um acréscimo de € 21.490 ($ 22.500) em relação a um Duster Extreme Hybrid original da Carpoint, colocando-o no território da BMW e da Mercedes-Benz. Se você está buscando um SUV com excelente custo-benefício, talvez seja interessante conferir a chegada do GWM Haval H4 ao mercado brasileiro em 2025.
A decisão de investir ou não, depende do quanto você valoriza a exclusividade e se está disposto a gastar o valor de um SUV de luxo em um Dacia personalizado.