A Tesla Cybertruck, conhecida por seu design arrojado e carroceria em aço inoxidável, passou por um teste de resistência inesperado na Califórnia. Uma árvore caiu diretamente sobre a picape elétrica, levantando questões sobre os custos de reparo de veículos com materiais tão específicos.
O incidente ocorreu enquanto a Cybertruck, com revestimento fosco preto, estava estacionada. Uma árvore desabou, atingindo o painel frontal do lado do motorista e parte do “frunk” (porta-malas dianteiro). Apesar dos danos ao para-lama de plástico e ao vidro do teto, o veículo permaneceu funcional e o teto não foi esmagado. O aço inoxidável da carroceria absorveu grande parte do impacto sem deformações visíveis.
Contudo, o custo de reparo para materiais como o aço inoxidável pode ser alto. Mesmo com danos estruturais mínimos, a seguradora pode considerar a picape como perda total devido aos custos de reparação. A dificuldade em reparar esse tipo de material, que exige técnicas especializadas, pode elevar rapidamente os custos. A disponibilidade de peças de reposição e serviços adequados também é uma preocupação.
Quedas de árvores geralmente causam amassamento de tetos e danos significativos em outros veículos. No caso da Cybertruck, a resistência de sua estrutura minimizou os danos. No entanto, a imprevisibilidade de fatores como o peso e a velocidade do impacto tornam difícil a comparação direta com outros veículos.
Caso a Cybertruck seja declarada perda total, ela poderá ir a leilão, tornando-se um item de interesse para colecionadores e entusiastas, devido à sua singularidade e “cicatrizes de batalha”.
O incidente gerou uma discussão no mercado automotivo sobre a praticidade e os custos de manutenção de veículos com materiais inovadores e design tão específicos.