Um proprietário de uma Tesla Cybertruck admitiu ter se distraído e perdido o controle do veículo, resultando em uma colisão contra um poste de luz. O acidente, ocorrido enquanto o veículo utilizava a versão V13 do sistema Full Self-Driving (Supervised) da Tesla, reacendeu o debate sobre a viabilidade dos carros autônomos, especialmente diante dos planos da Tesla de lançar táxis autônomos ainda este ano.
Jonathan Challinger, o proprietário da Cybertruck, compartilhou o incidente no X, explicando que o sistema FSD falhou ao não identificar a necessidade de mudança de faixa. Em vez de realizar a manobra, o veículo subiu em um canteiro e colidiu com o poste. Apesar dos danos significativos na Cybertruck, Challinger não sofreu ferimentos.
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“Grande falha minha, obviamente. Não cometam o mesmo erro que eu. Prestem atenção. Pode acontecer. Acompanho a Tesla e o FSD de perto e não tinha ouvido falar de nenhum acidente com a V13 antes que isso acontecesse. É fácil se acomodar agora – não façam isso”, declarou Challinger em sua postagem.
Apesar de assumir a responsabilidade pelo acidente, Challinger reconheceu a eficácia dos sistemas de segurança passiva da Tesla.
O acidente levanta questões cruciais sobre a promessa de autonomia total dos veículos Tesla. Se um modelo como a Cybertruck, com vastos dados de direção acumulados, pode falhar em reconhecer um obstáculo simples como um canteiro, a segurança de um serviço de táxis autônomos torna-se ainda mais questionável.
O incidente serve como um lembrete de que os sistemas de assistência ao condutor de Nível 2, presentes em diversas marcas, podem gerar uma falsa sensação de segurança, exigindo atenção constante do motorista.