A polícia da Grande Manchester, no Reino Unido, apreendeu uma Tesla Cybertruck por não atender aos padrões de segurança viária do país. O veículo, conhecido por seu design futurista e ângulos retos, é considerado ilegal nas estradas britânicas devido às suas bordas afiadas, falta de indicadores laterais e design frontal vertical, que não se adequam à Seção 165 do Road Traffic Act.
Segundo a publicação Auto Express, a Cybertruck só seria permitida no Reino Unido após passar por modificações que suavizem suas bordas, adicionem sinalização lateral e reformulem a parte frontal. Essas alterações, especialmente as que envolvem a carroceria, seriam difíceis de serem implementadas pela Tesla, que ainda não se pronunciou sobre o caso.
A apreensão ocorreu em Bury, onde a polícia identificou o Cybertruck. O motorista foi multado e agora enfrenta um processo de importação ilegal. De acordo com as autoridades, o proprietário poderá reaver o veículo se apresentar a documentação formal de importação e comprovante de compra, mas terá que mantê-lo em propriedade particular fechada ou em garagem, a menos que realize as adequações exigidas por lei.
A polícia de Bury expressou, através de um post no X (antigo Twitter), que as preocupações são legítimas em relação à segurança de outros usuários da via e pedestres em caso de colisão com a Cybertruck. “Embora isso possa parecer trivial para alguns, existem preocupações legítimas em torno da segurança de outros usuários da estrada ou pedestres caso eles se envolvam em uma colisão com um Cybertruck”, disse a polícia.
Enquanto a Cybertruck enfrenta restrições, outro morador de Amesbury, Gary Freeland, foi visto dirigindo um tanque de guerra FV106 Samson pelas ruas da cidade, um veículo blindado da década de 1970. O caso, relatado pelo jornal The Sun, mostra um contraste entre a proibição de um veículo moderno como a Cybertruck e a permissão para a circulação de um veículo militar antigo, desde que dentro da legalidade.