O mercado de veículos elétricos e híbridos plug-in está em franca expansão no Brasil, o que tem gerado um aumento significativo na procura por soluções de carregamento doméstico. Em 2024, foram emplacados mais de 125 mil veículos eletrificados no país, elevando a demanda por infraestrutura de recarga em residências e condomínios.
Embora a demanda pela instalação tenha aumentado, o processo ainda precisa de profissionais qualificados e de uma série de cuidados de segurança para assegurar não só a segurança do veículo, mas também das pessoas na casa ou no condomínio.
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Especialistas da REVO – Electric Revolution, empresa do grupo Osten especializada em eletrificação automotiva, alertam para a importância do planejamento na instalação de carregadores, visando evitar sobrecargas e garantir a segurança.
A REVO já implementou mais de 80 estações de carregamento em projetos comerciais e residenciais, com previsão de instalação de mais 50 unidades. A empresa também está em negociação com a Raízen para a instalação de 20 novos pontos de recarga, incluindo modelos de 30 kW e 7,4 kW.
A instalação em residências é, geralmente, a mais simples. De acordo com os especialistas Leandro Varga, sócio da Car Plug Power, e Ayrton Barros, diretor da NeoCharge, as duas empresas atuam em São Paulo no setor de infraestrutura de carregamento para casas, condomínios e empresas.
“Primeiro, realizamos uma vistoria na residência para verificar se é necessário fazer alguma alteração na rede elétrica”, contou Varga. “Se a fiação for antiga, sugerimos chamar um eletricista para fazer uma avaliação mais detalhada ou até trocar alguns componentes.” Ambas as empresas trabalham apenas com a venda e instalação dos carregadores.
Em condomínios, o processo de instalação pode ser mais complexo, geralmente necessitando de aprovação da administração. A REVO recomenda que o wallbox seja conectado diretamente ao medidor individual de cada unidade, facilitando o controle do consumo.
O custo para instalar um carregador de carro elétrico varia de acordo com o tipo de carregador, a distância até o quadro de disjuntores e a necessidade de ajustes no sistema elétrico. Para uma instalação simples com carregador portátil, os preços começam em torno de R$ 3 mil.
Para um Wallbox padrão (7 kW), o valor fica em torno de R$ 8 mil por unidade. Em instalações mais complexas, que demandam cabos longos ou embutimento na parede, o custo pode ultrapassar os R$ 17 mil.
Tipos de carregadores e requisitos elétricos
Muitos veículos elétricos são fornecidos com carregadores portáteis, que podem ser conectados a uma tomada 220V de três pinos e 20A. No entanto, essa opção tem potência limitada a 3 kW, o que pode resultar em tempos de recarga superiores a 8 horas, sendo mais adequada para veículos híbridos.
Para carros 100% elétricos, a recomendação é investir em um wallbox, que oferece potência a partir de 3,7 kW, podendo chegar a 7 kW, o modelo mais comum no mercado. Contudo, é fundamental verificar a compatibilidade com a rede elétrica da residência. Para entender melhor o mercado, você pode conferir a saúde da bateria de carros elétricos.
Luiz Felipe Santos, gerente da REVO, explica: “O equipamento padrão de 7 kW consome 32 amperes, o que pode sobrecarregar a instalação elétrica se estiver no mesmo circuito de chuveiros, micro-ondas ou outros aparelhos potentes. O ideal é que o wallbox tenha um circuito exclusivo, com readequação da rede, se necessário”.
Para cargas mais rápidas ou para a instalação de múltiplos wallboxes, como em condomínios, um planejamento detalhado é essencial. Além da escolha da potência do equipamento, é preciso definir o local de instalação, a distribuição dos cabos e os dispositivos de proteção a serem utilizados. E, falando em carros elétricos, vale a pena conferir como a Tesla inicia produção do Model Y Juniper renovado na China.