A Associação Chinesa de Carros de Passageiros (CPCA) estima que as vendas de veículos de nova energia (NEV) na China continuem em queda neste mês, com o feriado do Ano Novo Chinês afetando as vendas. Em fevereiro, as vendas de NEV devem atingir 600 mil unidades, um aumento de 55% em relação ao ano anterior, mas uma queda de 19% em relação a janeiro.
O mercado automotivo chinês tem um padrão sazonal distinto, com janeiro ou fevereiro sendo o ponto mais baixo nas vendas do ano, enquanto dezembro é geralmente o ponto mais alto. O maior crescimento anual deve-se ao fato de que o feriado do Ano Novo no ano passado foi todo em fevereiro (10 a 17 de fevereiro), enquanto este ano o feriado foi do final de janeiro ao início de fevereiro (28 de janeiro a 4 de fevereiro).
A penetração de NEV na China no varejo em fevereiro deve ser de 48%, de acordo com a CPCA. Isso representa um aumento em relação aos 41,5% em dezembro e em relação aos 35,2% de um ano atrás.
As vendas gerais de carros de passageiros para fevereiro devem ser de cerca de 1,25 milhão de unidades, um aumento de 13,6% em relação ao ano anterior, mas uma queda de 30,3% em relação ao mês anterior, de acordo com a CPCA.
O tempo de produção e vendas efetivo em fevereiro deste ano é de 19 dias úteis, maior do que no ano passado, fornecendo suporte para o crescimento ano a ano, disse a CPCA.
As principais montadoras de automóveis que contribuem com 80% das vendas no varejo almejaram mais de 10 pontos percentuais de crescimento ano a ano nas vendas no varejo para este mês, mas caíram cerca de 30% em relação à meta de janeiro, disse a CPCA.
As vendas médias diárias de carros de passageiros das principais montadoras na primeira semana de fevereiro (1 a 9 de fevereiro) foram de 26.500 unidades, uma queda de 30,8% em relação ao ano anterior e uma queda de 38,5% em relação ao mesmo período do mês passado.
Suas vendas médias diárias no varejo na segunda semana foram de 48.900 unidades, um aumento de 91,2% em relação ao ano anterior, mas 17,4% menor do que no mesmo período do mês passado.
As vendas médias diárias no varejo na terceira semana devem ser de 56.700 unidades, um aumento de 53,5% em relação ao ano anterior, mas 22% menor do que na mesma semana do mês passado.As vendas médias diárias no varejo na quarta semana devem ser de 54.300 unidades, 15,3% menor ano a ano e 9,7% menor do que no mesmo período do mês passado.