No dinâmico mercado automotivo brasileiro, a escolha da cor de um veículo vai além da preferência estética, impactando diretamente no valor de revenda. Uma análise recente da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) revela que aproximadamente 70% da frota nacional ostenta tons de preto, branco ou cinza. Essa predileção pelas cores neutras se justifica pela maior facilidade de comercialização e, em muitos casos, pela ausência de custos adicionais no momento da compra.
Em consonância com essa tendência, um estudo global da Basf, especializada em pinturas automotivas, indica que 81% dos veículos comercializados mundialmente compartilham essa paleta de cores. No Brasil, o branco se destaca como líder de vendas.

De acordo com os dados mais recentes da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a maioria dos carros vendidos no Brasil é branca, representando 43,6% do total. Em seguida, vêm os veículos prateados, com 18,4%, e os cinzas, que correspondem a 16,5%.
Os carros pretos somam 11,1% das vendas. Já as cores menos comuns incluem azul (5%), vermelho (3,8%) e outras tonalidades, que juntas representam apenas 1,6% do mercado.
A preferência pelo branco: reflexão e economia
A popularidade do branco pode ser atribuída à sua capacidade de refletir a luz solar, reduzindo a necessidade de uso do ar-condicionado e, consequentemente, otimizando o consumo de combustível, especialmente em um país de clima tropical como o Brasil.
Além disso, veículos brancos tendem a exibir menos sinais de desgaste, valorizando-os no mercado de usados. Se você está pensando em comprar um carro novo, é importante estar atento a esses fatores. Que tal conferir a Hyundai Kona Hybrid chega ao Brasil em abril com duas versões?
Contrariando as expectativas: o cinza em ascensão
O mercado de carros seminovos segue essa mesma tendência, já que muitos compradores procuram veículos com as mesmas cores populares. De acordo com dados da Webmotors, as tonalidades mais buscadas na plataforma são preto (29%), branco (19%), prata (18%) e cinza (15%). Um detalhe interessante é que, entre os seminovos, o preto se destaca como a cor mais desejada pelos clientes.
Em 2023, a Mobiauto fez um estudo sobre o assunto. Segundo a pesquisa, o cinza foi a única cor que não perdeu valor, apresentando uma leve valorização de 0,37%. No entanto, isso não significa que a cor mais vendida seja sempre a que mais se valoriza.
Para ficar por dentro das novidades do mercado, confira GWM Haval H4 promete acirrar a concorrência no mercado brasileiro em 2025. E, para quem busca opções elétricas, a Chevrolet confirma a chegada do SUV elétrico Spark EUV ao Brasil em 2025.