A Hyundai revelou o Insteroid, um conceito de carro elétrico de alta performance do seu SUV compacto Inster, durante um evento privado em Seul, antes do Seoul Mobility Show desta semana. O design do Insteroid, com inspiração nos anos 80 e estética de carro de rali, esconde o conjunto mecânico do Hyundai Ioniq 5 N, um super-EV com dois motores elétricos que entregam 478kW/740Nm e uma bateria de 84kWh. A Hyundai inova com sistema Pleos Connect e avança em condução semi-autônoma.
A montadora sul-coreana tem sido cautelosa quanto ao propósito do Insteroid, mas executivos envolvidos no desenvolvimento rápido do projeto (cerca de um ano) afirmam que o carro é um produto “*crível*” que demonstra como a Hyundai pretende atrair uma geração mais jovem de compradores de carros de performance, com um preço mais acessível que o Ioniq 5 N (avaliado em $110.383 antes dos impostos).

Nicola Danza, gerente de design exterior da Hyundai Motor Europe, declarou durante a apresentação do Insteroid em Seul: “Eles não podem pagar o Ioniq 5 N, então vamos fazer um carro para [compradores mais jovens].” Danza acrescentou: “Continuamos ouvindo que a geração mais jovem não gosta de carros e não está interessada em carros. Eu não acho que isso seja totalmente verdade. Eles estão perdendo o carro certo para se apaixonar.”
Acredita-se que a Hyundai já iniciou o desenvolvimento de um EV de alta performance mais acessível. O estúdio de design europeu da marca liderou a fase inicial do design do Insteroid, enquanto a divisão N de carros de performance foi encarregada de criar um protótipo funcional do conjunto mecânico para as pistas.
A participação da Divisão N no projeto foi revelada em dezembro de 2024, quando a mídia foi convidada para dirigir o protótipo RN24 (abreviação de N Rolling Lab 2024). Embora o RN24 tenha rodas e pneus menores, e não possua teto nem portas, ele compartilha muitos componentes com o Insteroid, incluindo o trem de força.
O Insteroid pode ser visto como o próximo passo em direção a um modelo de produção: um exoesqueleto coberto com uma extensão extrovertida da carroceria do Inster. Os detalhes do Insteroid são uma homenagem europeia aos *hot hatches* dos anos 80, como o Renault 5 Turbo e o Lancia Delta Integrale. A BYD apresenta novo sedan elétrico e7 com autonomia de até 520 km.
O Insteroid, nas cores branco fosco e laranja, possui rodas de liga leve de 21 polegadas (com capas aerodinâmicas na frente) e pneus Pirelli 295 (dianteiros) e 345 (traseiros). A distância entre eixos é de 2660mm, situando-se entre o Inster (2580mm) e o Ioniq 5 N (3000mm).
No interior, materiais sustentáveis revestem os bancos *bucket* equipados com cintos Sabelt. O volante de corrida possui controles físicos “*vitais*” e um conjunto de medidores que exibem velocidade, status do *boost* e outras informações. Um freio de mão saliente ativa o modo *drift*.
Assim como o Ioniq 5 N, o Insteroid gera um som de “*motor*” realista. O feedback positivo ao ruído do Ioniq encorajou a Hyundai a tornar mais visível um alto-falante externo na traseira do Insteroid, enquanto a trilha sonora é um desenvolvimento da do Ioniq 5 N. A Hyundai inicia produção de veículos elétricos e híbridos em sua Metaplant nos EUA.
Danza explicou: “Percebemos que [o som] era uma ótima ideia para continuar. Este é o próximo passo. Alguns anos atrás [ficamos] com medo de mostrar o escapamento porque significa poluição, mas você não precisa mais escondê-lo. É apenas um alto-falante, então vamos mostrá-lo com orgulho.”
Apesar da semelhança visual e de desempenho com os carros da linha N, a Hyundai ainda não definiu o formato final de produção. Embora o RN24 e o Insteroid sejam protótipos irmãos, a empresa não está pronta para anunciar um Inster N ou qualquer carro N de performance mais barato. No entanto, espera-se um anúncio em algum momento.
Segundo Danza, “[RN24 e Insteroid] são dois tipos separados de produtos. [N] produz coisas reais, carros de performance sérios.” Ele acrescentou: “Com este conceito de design, queríamos olhar para o que vem a seguir. Se [a Divisão N] puder se beneficiar disso mais tarde, melhor ainda.”
Danza também explicou: “É um protótipo de direção. Usamos o [trem de força] do Ioniq 5 N e a plataforma e-GMP, encurtada na área da suspensão. Por segurança, você não quer [forçar] muito. As capacidades estão lá, mas não acho que ninguém gostaria de dirigir dessa forma em um carro conceito.”

O desafio é que, como Danza deixou claro, a geração mais jovem para quem o Insteroid foi projetado não pode arcar com o custo dos componentes sofisticados encontrados no Ioniq 5 N, que foram utilizados para fazer o protótipo do Insteroid dirigir e manobrar.
A configuração de motor duplo do Ioniq 5 N inclui uma grande quantidade de resfriamento ativo para fornecer resistência suficiente para 15 minutos de condução em pista de corrida, bem como capacidades de carregamento ultrarrápidas proporcionadas por suas baterias de 800 volts, que são caras.
Como resultado, espera-se que uma versão de produção do Insteroid utilize um trem de força menos sofisticado, talvez baseado em uma plataforma mais barata de 400 volts. As proporções do conceito Insteroid são orientadas para tração traseira, mas um Inster N de rua pode até mesmo ser de tração dianteira. A Ford patenteia câmbio manual simulado para veículos elétricos.
No entanto, acredita-se que uma plataforma EV de 400 volts mais acessível impõe compromissos de gerenciamento térmico e velocidade de carregamento que a Divisão N ainda não se sente confortável em aceitar.
A produção do Insteroid está, portanto, em um impasse até que se resolva a questão de saber se a divisão N pode descer da arquitetura sofisticada, mas muito cara, de 800 volts do Ioniq 5 para uma plataforma adaptada de 400 volts que mais compradores poderão pagar.
A intenção da Hyundai é provavelmente oferecer um Inster N de alto desempenho (ou outro carro N elétrico pequeno) capaz de atrair compradores que entraram no mundo ‘N’ por meio de carros de combustão acessíveis como o i20 N ($35.500) e o i30 N (a partir de $50.000, ambos antes dos impostos). JMEV01 chega ao mercado em abril com preço competitivo.
Tal veículo daria à Hyundai a oportunidade de competir com carros de performance elétricos acessíveis como o MG4 XPower, Cupra Born VZ e Mini Cooper JCW.
Se um compromisso apropriado puder ser alcançado para permitir que um Inster N entre em produção, ele naturalmente se posicionaria no topo da linha de SUVs elétricos compactos Inster, que serão lançados na Austrália em maio de 2025, com preços abaixo de $40.000 para o modelo de alcance padrão de 85kW com tração dianteira.
De acordo com o comunicado de imprensa da Hyundai, “Assim como o derivado Inster Cross inspirado no off-road mostrado na estreia do Inster em 2024, [o] Insteroid é mais um passo na jornada do modelo [Inster] de produção de grande sucesso.” Hyundai Ioniq 5 ultrapassa 666 mil km e ganha bateria nova gratuita na Coreia do Sul.
Após sua exibição no Seoul Mobility Show, a Hyundai planeja apresentar o Insteroid em “*grandes eventos automotivos* em mercados-chave“. Resta saber se isso incluirá o próximo dia de pista da Hyundai Austrália N.