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Concessionárias chinesas exigem pagamentos e compensações por perdas com a Neta Auto

Vivendo um momento crítico da crise, a Neta Auto vem enfrentando protestos de representantes de concessionárias em frente à fábrica da marca

A crise na fabricante chinesa de carros elétricos Neta Auto se agravou nos últimos dias, quando dezenas de representantes de concessionárias protestaram em frente à fábrica da marca, em Tongxiang. Eles exigem o pagamento por veículos que compraram e nunca receberam, além de compensações pelas perdas acumuladas desde o ano passado.

Os revendedores alegam que mantiveram suas lojas funcionando normalmente, pagando salários, impostos e evitando críticas públicas à empresa, mesmo diante de promessas não cumpridas. Muitos afirmam que chegaram a investir mais na operação, esperando uma retomada que nunca veio. “Desde setembro, a Neta não respondeu diretamente a nenhuma das nossas preocupações”, afirmou um deles em vídeo publicado online.

Concessionárias chinesas exigem pagamentos e compensações por perdas com a Neta Auto
Crédito da imagem: Carnewschina

Entre as exigências, estão três pontos principais: compensação pelas perdas operacionais desde setembro de 2024, reembolso imediato dos valores pagos por veículos não entregues até 11 de maio, e a reativação urgente do suporte pós-venda para os cerca de 400 mil clientes já atendidos pela marca.

A situação da Neta Auto é reflexo da forte concorrência e dos desafios que o setor de carros elétricos enfrenta na China. Várias startups já fecharam as portas nos últimos anos, como a Leapmotor, e a Neta segue no mesmo caminho. Em janeiro e fevereiro de 2025, vendeu apenas 487 carros no país — números muito abaixo dos concorrentes.

Concessionárias chinesas exigem pagamentos e compensações por perdas com a Neta Auto
Crédito da imagem: Carnewschina

Para tentar sobreviver, a Neta Auto está apostando no mercado internacional, com foco especial na Tailândia. Por lá, conseguiu mais de mil pedidos durante um salão do automóvel e mira vender 10 mil unidades em 2025. A empresa também garantiu uma linha de crédito de 10 bilhões de baht tailandeses (cerca de US$ 215 milhões) e deve começar a produção local do modelo Neta X em julho.

Apesar da crise, a direção da Neta ainda fala em recuperação. O presidente Fang Yunzhou assumiu o comando como CEO e diz que a empresa vai alcançar lucro até 2026, com um IPO no horizonte. A promessa é de que medidas de “auto-resgate”, como conversão de dívidas em ações, estão em curso para atrair novos investidores. Enquanto isso, os concessionários só querem que a empresa assuma sua responsabilidade.

Concessionárias chinesas exigem pagamentos e compensações por perdas com a Neta Auto
Crédito da imagem: Carnewschina

À medida que os players estabelecidos e os novos entrantes continuam a inundar o mercado com novos produtos, empresas menores como a Neta se veem cada vez mais espremidas entre problemas de fluxo de caixa e queda nas vendas. A competição acirrada no mercado chinês de veículos elétricos é um fator crucial, como visto nas disparadas de vendas de veículos NEV na China.

rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.

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