Avaliações

Comparativo: Toyota Corolla Cross ou BYD Song Pro, qual escolher?

Confira algumas comparações de dimensões, interior, desempenho e motorização entre o Toyota Corolla Cross e o BYD Song Pro

Quem quer comprar um SUV médio pode ficar em dúvida, especialmente se o preço for um fator importante. Comparando apenas as versões híbridas, a diferença de valor entre o Toyota Corolla Cross e o BYD Song Pro é considerável. O modelo japonês, na linha 2026, conta com a versão XRX Hybrid Premium, que custa R$ 215.990. Já o SUV chinês oferece duas opções híbridas: a versão GL, por R$ 194.800, e a GS, por R$ 204.800.

A primeira coisa a se considerar é a diferença entre os dois SUVs: o BYD Song Pro é um híbrido plug-in, ou seja, pode ser recarregado na tomada, enquanto o Corolla Cross não conta com essa tecnologia.

Toyota libera Corolla Cross XR em fevereiro com desconto de R$ 43.616
Foto: Reprodução/918 Motors São Paulo, SP

De um lado, o Corolla Cross se destaca pela confiabilidade, sendo um carro com histórico sólido, pouca necessidade de manutenção e raros problemas mecânicos. Do outro, o BYD Song Pro vem conquistando cada vez mais espaço no mercado e, em janeiro, ultrapassou o concorrente em vendas, com 2.240 unidades vendidas contra 1.826 do modelo da Toyota.

Conjunto mecânico

Ao comparar o BYD Song Pro com o Toyota Corolla Cross, fica claro que os dois utilizam sistemas híbridos diferentes. O Song Pro, na versão de entrada GL, tem um pouco menos de potência, mas compensa isso com uma autonomia bem maior.

Essa vantagem vem das baterias do Song Pro, que possuem 12,9 kWh de capacidade e garantem cerca de 71 km de alcance. Além disso, há uma versão com bateria maior, igual à do Song Plus, com 18,3 kWh, oferecendo até 110 km de autonomia.

BYD fecha 2024 com recorde de vendas e anuncia IPVA grátis para híbridos em 2025
Foto: Divulgação/Byd Dinisa Niterói, RJ

No mercado brasileiro, o BYD Song Plus 2025 chega equipado com um motor 1.5 híbrido plug-in, combinando um motor a combustão com um elétrico. Juntos, eles entregam 235 cv de potência, o mesmo valor da versão topo de linha GS do Song Pro.

Já o Toyota Corolla Cross híbrido traz um motor 1.8 aspirado que gera 122 cv e 16,6 kgfm de torque, acoplado ao mesmo câmbio CVT. O SUV japonês se destaca pela economia em baixas velocidades, fazendo 11,8 km/l na cidade com etanol e 17 km/l com gasolina. Na estrada, o consumo cai para 9,6 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina. Nesse aspecto, o BYD Song Pro se sobressai com uma diferença considerável.

Desempenho

O BYD Song Pro na versão GL acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos, enquanto a versão GS faz o mesmo percurso em 7,9 segundos.

Já o Toyota Corolla Cross híbrido demora 13 segundos para chegar a essa velocidade, ficando atrás de vários modelos mais acessíveis que conseguem esse feito com mais rapidez. Nesse aspecto, o BYD Song Pro se destaca bastante em relação ao Corolla Cross.

BYD Song Pro 2025
Foto: Reprodução/Byd Ibirapuera São Paulo, SP

Dimensões

O BYD Song Pro e o Toyota Corolla Cross apresentam diferenças importantes em suas dimensões. O Song Pro é mais longo, com 4,74 metros de comprimento, ou seja, 28 cm a mais que o SUV da Toyota.

Por outro lado, ele é mais estreito, medindo 1,68 metro de largura, o que significa 13 cm a menos que o Corolla Cross. Em altura, o Song Pro se destaca, sendo 6 cm mais alto e chegando a 1,68 metro.

A distância entre-eixos do modelo da BYD também é um pouco maior, com 2,71 metros, superando o concorrente em 5 cm. Já o porta-malas, que conta com abertura elétrica, oferece 520 litros de capacidade, enquanto o do Corolla Cross comporta 440 litros.

Toyota Corolla Cross 2026: confira quanto custa o seguro e revisões em janeiro
Crédito: Divulgação/Toyota Collection Motors São Paulo, SP

Interior e equipamentos

O interior do BYD Song Pro conta com um painel digital totalmente HD de 12,3 polegadas, que pode ser personalizado, e uma central multimídia giratória de 15,6 polegadas. Essa nova tela é a mesma usada no Song Plus, substituindo a versão anterior de 12,8 polegadas.

O acabamento do modelo é bem trabalhado, com materiais de boa qualidade. Nesse aspecto, o Corolla Cross XRX Hybrid Premium também não fica para trás e oferece um nível de acabamento semelhante ao do rival.

Entre os destaques do Toyota Corolla Cross estão o teto solar elétrico com função antiesmagamento, rodas de liga leve tridimensionais de 18 polegadas na cor preta, moldura das janelas cromada, faróis de LED com setas dinâmicas e retrovisores externos elétricos com rebatimento automático.

Por dentro, o modelo traz revestimentos de couro e material sintético em preto e sépia, além de um volante revestido em couro preto. No quesito segurança e tecnologia, oferece 7 airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com frenagem automática, ar-condicionado digital, central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, além de um painel digital de 12,3 polegadas.

Conclusão

Se o custo não for um problema para você — considerando uma diferença de R$ 21.190, já que o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid Premium sai por R$ 215.990 e o BYD Song Pro custa R$ 194.800 na versão de entrada, e a diferença é um pouco menor na versão GS — talvez seja mais vantajoso escolher a confiabilidade de um carro com a reputação consolidada do Toyota Corolla.

No entanto, se essa diferença de preço for relevante, como costuma ser para a maioria dos brasileiros, a escolha mais sensata pode ser o BYD Song Pro. Ele oferece muito mais que o Toyota Corolla Cross em termos de autonomia, motorização e desempenho.

No quesito equipamentos, ambos são bem equipados, com vantagens de um e outro em certos itens. Eu, pessoalmente, optaria pelo BYD Song Pro, por ser algo novo, mais tecnológico, mas você prefere a tradição e a confiabilidade que vêm com o tempo?

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.