A LotuA Lotus, conhecida por seus esportivos leves, resolveu ousar com o Eletre S, um SUV elétrico de luxo que marca uma nova fase para a marca britânica. O modelo, lançado há quase três anos, ainda divide opiniões: alguns celebram a inovação, enquanto outros sentem falta do DNA clássico da fabricante.
O Eletre S impressiona pelo visual agressivo e pelo interior refinado. O acabamento é caprichado, com materiais de qualidade e soluções tecnológicas de ponta. O volante em couro cinza traz comandos integrados, e o painel digital é moderno e funcional.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
O SUV traz um enorme head-up display de 29 polegadas que projeta informações no para-brisa. A central multimídia, com tela de 15,1 polegadas, roda com dois chips Snapdragon 8155 e gráficos criados na Unreal Engine 5, o que garante rapidez e imagens de alta definição. Android Auto e Apple CarPlay funcionam sem fio.
Atrás, o conforto continua. Os bancos traseiros contam com ajustes elétricos, aquecimento, ventilação e controle de ar-condicionado independente. O porta-malas oferece bons 688 litros, que podem chegar a 1.523 litros com os bancos rebatidos. Há também um pequeno compartimento frontal (frunk).
Na parte mecânica, o Eletre S entrega potência de sobra: são 603 cv e 710 Nm de torque, com tração nas quatro rodas. O 0 a 100 km/h acontece em apenas 4,5 segundos. A suspensão a ar adaptativa e o sistema de amortecimento contínuo ajudam a garantir conforto e estabilidade.
A dirigibilidade surpreende para um SUV grande. A direção é precisa, os pneus Pirelli P Zero (275/40 na frente e 315/35 atrás) colaboram com a aderência, e os freios com pinças de seis pistões asseguram boas frenagens. Há opção de pinças de 10 pistões e discos de carbono-cerâmica.
O Eletre S ainda oferece uma série de itens de destaque: rodas de 22 polegadas (com opção de 23″), asas traseiras ativas, sistema de som KEF Reference com 23 alto-falantes, portas com fechamento suave e soleiras iluminadas em metal.
Mas nem tudo é perfeito. A autonomia, entre 400 e 450 km com bateria de 112 kWh, é apenas razoável para a categoria. Além disso, o SUV não oferece condução com um pedal só, e o sistema de faróis Matrix LED pode funcionar de forma irregular.
Outro ponto que gera críticas é a oferta limitada do sistema de assistência de condução com tecnologia LiDAR, que não está disponível em todos os mercados, mesmo sendo um item importante em veículos dessa faixa de preço. Para quem busca maior autonomia, vale a pena conferir o Geely Galaxy E5 que ganha versão com autonomia estendida de até 610 km.
Com preço estimado em AU$229.990 (cerca de US$148.900), o Lotus Eletre S é voltado para quem busca exclusividade e inovação, mesmo que isso signifique se afastar do espírito original da marca. Ainda assim, é uma opção ousada e bem equipada no universo dos SUVs elétricos de luxo.
No fim das contas, o Eletre S mostra que a Lotus está pronta para competir em um novo segmento, sem abrir mão do desempenho — mas agora com mais conforto, tecnologia e sofisticação. Modelos como o Genesis GV90 que vai chegar ao mercado com luxo e requinte também representam alternativas nesse segmento.