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Colapso da Jiyue: gigante automotiva chinesa implodiu após crise financeira

A fabricante chinesa de veículos elétricos Jiyue, joint venture entre as gigantes Geely e Baidu, encerrou suas atividades de forma abrupta

A fabricante chinesa de veículos elétricos Jiyue, joint venture entre as gigantes Geely e Baidu, encerrou suas atividades de forma abrupta, deixando um rastro de polêmica e incertezas no mercado automotivo.

Inicialmente conhecida como Jidu Auto, com 55% de participação da Baidu e 45% da Geely, a empresa enfrentou dificuldades para obter as licenças de produção necessárias. Uma reestruturação resultou na Jiyue Auto, com a Geely assumindo 65% e a Baidu, 35%.

Colapso da Jiyue: gigante automotiva chinesa implodiu após crise financeira
Foto: Divulgação

Seu primeiro modelo, o SUV Jiyue 01, lançado em 2023, obteve vendas modestas. O lançamento do sedã Jiyue 07, em setembro de 2024, impulsionou as vendas, mas ainda assim, até novembro, o total acumulado ficou em apenas 13.834 unidades. O fracasso comercial, somado a problemas financeiros, culminou no fim da empresa.

Rumores de problemas financeiros na Jiyue começaram a circular no Weibo em 10 de dezembro. No dia 11, o CEO Xia Yiping, em um vídeo, admitiu dificuldades e a necessidade de “reduzir a fusão de departamentos duplicados, melhorar a eficiência e cortar projetos que não geram lucro a curto prazo.” A dissolução da empresa ocorreu no dia 12, gerando protestos de funcionários.

A situação se agravou com o desaparecimento do CFO Liu Jining, juntamente com os registros financeiros da empresa. Fontes apontam que sua família também desapareceu, e seu endereço IP foi rastreado até Singapura. Uma investigação da Baidu em outubro de 2024, antes de um investimento planejado de três bilhões de yuans (US$ 412 milhões), revelou um rombo financeiro de até sete bilhões de yuans (US$ 962 milhões), levando a empresa a cancelar a injeção de capital.

Colapso da Jiyue: gigante automotiva chinesa implodiu após crise financeira
Foto: Divulgação

Acusações de superfaturamento de fornecedores por parte do CEO também vieram à tona, além de dívidas com fornecedores de peças e agências de marketing. Cerca de 70% das peças dos veículos Jiyue eram fornecidas pela Geely, a qual a Jiyue devia cerca de 1,5 bilhão de yuans (US$ 206 milhões) em fevereiro deste ano. Segundo relatos, a Geely interrompeu a produção de peças para a Jiyue em novembro.

A situação gerou preocupação entre os funcionários e proprietários dos veículos Jiyue. Yang Yueqing, diretor de engenharia de projetos da HiPhi, em um vídeo, alertou os funcionários a procurarem novos empregos o mais rápido possível e aconselhou os proprietários dos veículos Jiyue a vendê-los imediatamente. O blogueiro automotivo Jia Gong alertou os proprietários sobre a dependência do sistema de direção inteligente da conectividade, recomendando o uso imediato das funções de chave NFC e UWB para evitar transtornos futuros com o bloqueio do sistema.

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Foto: Divulgação

O imprevisto fim da Jiyue levanta questionamentos sobre a fragilidade do setor automotivo chinês e a possibilidade de novas crises no futuro. A falta de transparência e o desaparecimento do CFO, associados às graves irregularidades financeiras, tornam o caso um estudo de caso preocupante para o setor. Para entender melhor o contexto do mercado de veículos elétricos na China, você pode ler sobre o sucesso da Zeekr, que atingiu a marca de 400 mil veículos elétricos produzidos.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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