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Clientes da BYD na China reclamam após lançamento do sistema ‘God’s Eye’ em novos modelos

Após o anúncio de que a montadora chinesa BYD iria equipar 21 modelos com o seu pacote de assistência ao motorista "God's Eye" (Olho de Deus), o anúncio vem gerando críticas na China

A montadora chinesa BYD enfrenta uma onda de críticas na China após anunciar que seu pacote de assistência ao motorista “God’s Eye” (Olho de Deus) se tornaria padrão em 21 modelos de veículos, abrangendo diversas faixas de preço.

A decisão gerou descontentamento entre proprietários que adquiriram seus veículos antes do anúncio, resultando em mais de 4.700 reclamações registradas em uma semana em uma plataforma chinesa de avaliação de qualidade automotiva, a 12365auto.com.

Clientes da BYD na China reclamam após lançamento do sistema 'God's Eye' em novos modelos
Foto: Divulgação/BYD

Segundo relatos, muitos clientes se sentem prejudicados, alegando que pagaram um preço mais alto por seus carros, que agora se tornaram menos atrativos em comparação com os modelos mais recentes equipados com o sistema ADAS (Advanced Driver-Assistance Systems) “God’s Eye”. A insatisfação foi tão grande que modelos das séries Ocean e Dynasty da BYD figuraram entre os 10 veículos com mais reclamações no site.

Um proprietário de um BYD Qin L DM-i expressou sua frustração, afirmando que a empresa reduziu os preços e adicionou recursos apenas quatro meses após a compra de seu veículo, motivando-o a exigir compensação.

Outro comprador, que recentemente adquiriu um Seal 06 DM-i, manifestou descontentamento ao descobrir que uma versão mais recente com melhorias significativas foi lançada pelo mesmo preço, apesar de ter questionado repetidamente o vendedor sobre a iminência de uma atualização.

A plataforma 12365auto.com informou que a BYD reconheceu as reclamações e as encaminhou aos departamentos responsáveis. Contudo, a empresa ainda não divulgou um plano de ação para resolver a situação. Outras fabricantes chinesas também estão inovando, como a Honda com seu S7 elétrico com software Huawei.

Nem todos os sistemas “God’s Eye” são criados iguais

É importante ressaltar que o sistema “God’s Eye” possui três versões diferentes – A, B e C – que oferecem diferentes níveis de sofisticação. A versão básica C será implementada em modelos BYD mais acessíveis, enquanto a versão intermediária B equipará os veículos das marcas Denza e Fang Cheng Bao. A versão A, mais completa, será reservada para a marca Yangwang.

A faixa de preço dos 21 modelos da BYD que receberão o pacote ADAS “God’s Eye” varia de ¥69.800 a ¥239.800 (aproximadamente R$ 48.860 a R$ 167.860 na cotação atual). O modelo mais acessível a receber o sistema é o hatchback elétrico BYD Seagull. A BYD tem expandido sua presença global, inclusive mirando lítio de Minas Gerais para produção de baterias no Brasil.

A BYD não é a única montadora a enfrentar reclamações devido à guerra de preços na China. Em 2023, centenas de proprietários da Tesla se reuniram em concessionárias locais solicitando descontos após a empresa reduzir os preços de seus modelos. Enquanto isso, outras montadoras como a Volkswagen também estão buscando inovar no mercado chinês, como com o Volkswagen Teramont Pro.

A concorrência acirrada no mercado automotivo chinês tem intensificado a pressão sobre as montadoras, que buscam atrair clientes por meio de preços mais competitivos e tecnologias inovadoras. No entanto, essa estratégia pode gerar insatisfação entre os consumidores que já adquiriram seus veículos, especialmente quando novos recursos são lançados pouco tempo depois, tornando seus carros relativamente menos valiosos.

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