Notícias
Tendência

Citroën Basalt 2026 ganhará nova versão com motor 1.3 aspirado

A Citroën planeja importantes novidades para a linha 2026 do Basalt, incluindo a introdução de um motor 1.3 aspirado e uma nova versão de entrada

O Citroën Basalt, lançado recentemente, já demonstra um bom desempenho nas vendas da marca francesa. Para manter o modelo atualizado e competitivo, a Citroën planeja importantes novidades para a linha 2026, com destaque para uma nova versão de entrada e a introdução de um motor 1.3 aspirado.

Segundo informações do site Auto Segredos, a Citroën estuda lançar uma versão de entrada ainda mais acessível, posicionada abaixo da atual Feel 1.0 manual, cujo preço inicial é de R$ 99.490 (podendo chegar a R$ 91.990 em promoções).

Citroën Basalt 2026 ganhará nova versão com motor 1.3 aspirado
Foto: Divulgação/Citroën

A nova versão, possivelmente chamada de “Live”, manterá o motor 1.0 Firefly, que entrega 75 cv (etanol) e 71 cv (gasolina), com torques de 10,7 kgfm e 10 kgfm, respectivamente. A transmissão será manual de cinco marchas.

A lista de equipamentos de série deverá incluir ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos, central multimídia e os itens de segurança obrigatórios, como freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e controles de estabilidade (ESP) e tração (ASR).

Visualmente, o Basalt Live deverá apresentar características mais simples, como rodas de ferro com calotas, retrovisores e maçanetas sem pintura, além de acabamento simplificado nas janelas. Internamente, o painel de instrumentos digital será substituído por um modelo mais básico, similar ao utilizado no C3. A quantidade de airbags também será reduzida, oferecendo apenas airbags frontais.

Citroën Basalt Shine para PcD tem desconto de R$ 25 mil em janeiro de 2025
Crédito: Divulgação/Original Citroen Vila Prudente São Paulo, SP

Motor 1.3 Firefly Aspirado na Linha 2026

A atual versão Feel também deverá passar por mudanças. A Citroën trabalha no desenvolvimento de uma variante equipada com o motor 1.3 Firefly aspirado, já utilizado em veículos da Fiat. Este propulsor de quatro cilindros entrega 107 cv (etanol) e 98 cv (gasolina), com torques de 13,6 kgfm e 13,1 kgfm, respectivamente. A opção de câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automático CVT que simula sete marchas.

É possível que a versão Feel com o novo motor 1.3 se torne a intermediária do Basalt, com a Live como opção de entrada e a Shine mantendo-se como a versão topo de linha. Para reverter crises, a Volkswagen aposta no ID.1 para o mercado de elétricos acessíveis.

O Citroën Basalt atualmente oferece duas opções de motorização. A versão mais básica vem com o motor 1.0 Firefly aspirado, que também é usado no Fiat Argo. Esse motor tem 3 cilindros e 6 válvulas, gerando até 75 cavalos de potência a 6.000 rpm e um torque de 10,7 kgfm a 3.250 rpm.

As versões mais caras são equipadas com o motor 1.0 turbo, já presente em outros modelos da Stellantis, que entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Nessas versões, a transmissão é automática de 7 marchas.

Preços e versões atualmente do Basalt

  • Feel 1.0 manual – R$ 99.490
  • Feel 1.0 Turbo automática – R$ 115.700
  • Shine 1.0 Turbo automática – R$ 117.100

Equipamentos de série de cada versão do Citroën Basalt

Citroën Basalt Feel 1.0 MT5: Painel de instrumentos em tela de 7″, 4 airbags (frontais obrigatórios e laterais), Sistema multimídia com tela de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fios com câmera de ré, luzes diurnas, retrovisores elétricos, rodas de liga leve aro 16, seis alto-falantes, direção elétrica com regulagem de altura da coluna, ar-condicionado e Luzes diurnas em LEDs;

Citroën Basalt Feel 1.0T CVT: mesmos itens da versão de entrada aspirada, mas motor 1.0 turbo e câmbio automático CVT.

Citroën Basalt Shine 1.0T CVT): todos os itens da versão Feel Turbo + Limitador e piloto automático, ar-condicionado automático, bancos e volante em revestimento premium, faróis de neblina, encosto de cabeça traseiro, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve diamantadas aro 16;

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.