O Citroën Basalt, lançado recentemente, já demonstra um bom desempenho nas vendas da marca francesa. Para manter o modelo atualizado e competitivo, a Citroën planeja importantes novidades para a linha 2026, com destaque para uma nova versão de entrada e a introdução de um motor 1.3 aspirado.
Segundo informações do site Auto Segredos, a Citroën estuda lançar uma versão de entrada ainda mais acessível, posicionada abaixo da atual Feel 1.0 manual, cujo preço inicial é de R$ 99.490 (podendo chegar a R$ 91.990 em promoções).

A nova versão, possivelmente chamada de “Live”, manterá o motor 1.0 Firefly, que entrega 75 cv (etanol) e 71 cv (gasolina), com torques de 10,7 kgfm e 10 kgfm, respectivamente. A transmissão será manual de cinco marchas.
A lista de equipamentos de série deverá incluir ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos, central multimídia e os itens de segurança obrigatórios, como freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e controles de estabilidade (ESP) e tração (ASR).
Visualmente, o Basalt Live deverá apresentar características mais simples, como rodas de ferro com calotas, retrovisores e maçanetas sem pintura, além de acabamento simplificado nas janelas. Internamente, o painel de instrumentos digital será substituído por um modelo mais básico, similar ao utilizado no C3. A quantidade de airbags também será reduzida, oferecendo apenas airbags frontais.

Motor 1.3 Firefly Aspirado na Linha 2026
A atual versão Feel também deverá passar por mudanças. A Citroën trabalha no desenvolvimento de uma variante equipada com o motor 1.3 Firefly aspirado, já utilizado em veículos da Fiat. Este propulsor de quatro cilindros entrega 107 cv (etanol) e 98 cv (gasolina), com torques de 13,6 kgfm e 13,1 kgfm, respectivamente. A opção de câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automático CVT que simula sete marchas.
É possível que a versão Feel com o novo motor 1.3 se torne a intermediária do Basalt, com a Live como opção de entrada e a Shine mantendo-se como a versão topo de linha. Para reverter crises, a Volkswagen aposta no ID.1 para o mercado de elétricos acessíveis.
O Citroën Basalt atualmente oferece duas opções de motorização. A versão mais básica vem com o motor 1.0 Firefly aspirado, que também é usado no Fiat Argo. Esse motor tem 3 cilindros e 6 válvulas, gerando até 75 cavalos de potência a 6.000 rpm e um torque de 10,7 kgfm a 3.250 rpm.
As versões mais caras são equipadas com o motor 1.0 turbo, já presente em outros modelos da Stellantis, que entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Nessas versões, a transmissão é automática de 7 marchas.
Preços e versões atualmente do Basalt
- Feel 1.0 manual – R$ 99.490
- Feel 1.0 Turbo automática – R$ 115.700
- Shine 1.0 Turbo automática – R$ 117.100
Equipamentos de série de cada versão do Citroën Basalt
Citroën Basalt Feel 1.0 MT5: Painel de instrumentos em tela de 7″, 4 airbags (frontais obrigatórios e laterais), Sistema multimídia com tela de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fios com câmera de ré, luzes diurnas, retrovisores elétricos, rodas de liga leve aro 16, seis alto-falantes, direção elétrica com regulagem de altura da coluna, ar-condicionado e Luzes diurnas em LEDs;
Citroën Basalt Feel 1.0T CVT: mesmos itens da versão de entrada aspirada, mas motor 1.0 turbo e câmbio automático CVT.
Citroën Basalt Shine 1.0T CVT): todos os itens da versão Feel Turbo + Limitador e piloto automático, ar-condicionado automático, bancos e volante em revestimento premium, faróis de neblina, encosto de cabeça traseiro, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve diamantadas aro 16;