A prefeitura de Birmingham, na Inglaterra, anunciou o lançamento de um grande projeto para expandir a rede de carregamento para veículos elétricos (VE) da cidade. Em parceria com a Ubitricity, maior operadora de pontos de recarga do Reino Unido, o Conselho Municipal está implantando 560 pontos de carregamento em postes de iluminação em áreas residenciais da cidade, onde o acesso a estacionamento privativo fora da rua é limitado ou inexistente.
Este lançamento representa o primeiro projeto desse tipo na segunda maior cidade do Reino Unido e espera-se que estabeleça um novo padrão para o carregamento de veículos elétricos nas ruas. O projeto está sendo realizado em resposta a dados que mostram que a maioria dos carros elétricos são mantidos em casas sem acesso a uma garagem particular.
Não ter acesso ao carregamento noturno ‘à sua porta’ pode ser um fator de dissuasão à propriedade de veículos elétricos. Esta iniciativa, parte da Estratégia de Carregamento de Veículos Elétricos mais ampla de Birmingham, visa melhorar o acesso à infraestrutura de carregamento de veículos elétricos.
A Ubitricity, uma subsidiária integral da Shell e a maior operadora de pontos de carregamento de veículos elétricos do Reino Unido, fornecerá, instalará, possuirá, operará e manterá os novos pontos de carregamento em nome do Conselho Municipal de Birmingham. Espera-se que esta parceria acelere a transição para veículos elétricos, fornecendo uma solução de carregamento acessível e conveniente para aqueles que dependem de estacionamento na rua.
Os 560 pontos de carregamento serão instalados em postes de iluminação em 82 ruas da cidade, com cada ponto levando menos de uma hora para ser instalado. O processo de instalação foi projetado para minimizar a interrupção e atende ao principal requisito do Conselho para evitar desordem nas ruas, enquanto coloca estrategicamente os pontos de carregamento com base na demanda dos moradores e na disponibilidade de conexão à rede.
Implantados com o financiamento do Office of Zero Emission Vehicles (OZEV) On-Street Residential Chargepoint Scheme (ORCS), os primeiros 300 desses pontos de carregamento já foram instalados, e os 260 restantes serão instalados antes do final da primavera de 2025.
O transporte responde por cerca de um terço das emissões de CO2 em Birmingham. Em junho de 2019, o Conselho Municipal de Birmingham declarou uma emergência climática e estabeleceu a ambição de que a cidade se tornasse neutra em emissões de carbono até 2030 ou o mais rápido possível após essa data, conforme uma ‘transição justa’ permitir.
Para reduzir e, eventualmente, eliminar as emissões do transporte, é necessário mudar os veículos restantes para veículos de emissão ultrabaixa e zero, incluindo veículos elétricos (VEs). Para permitir a adoção de veículos elétricos, é necessária uma rede pública abrangente de carregamento de veículos elétricos em toda Birmingham.
Como parte desse esforço, a cidade está focada em garantir que a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos seja acessível a todos os residentes, incluindo aqueles que usam táxis, clubes de carros e frotas comerciais, bem como indivíduos privados sem estacionamento fora da rua.
O lançamento piloto respeita o compromisso mais amplo da cidade com o Plano de Transporte de Birmingham 2031 e apoia os objetivos da Estratégia Brum Breathes Clean Air e da iniciativa Route to Net Zero. Essas iniciativas visam tornar a caminhada, o ciclismo e o transporte público a escolha preferida para se locomover, garantindo ao mesmo tempo que o uso restante de veículos particulares seja habilitado por meio do acesso a uma infraestrutura de carregamento limpa e com emissão zero.
O vereador Majid Mahmood, membro do Gabinete para o Meio Ambiente e Transporte do Conselho Municipal de Birmingham, enfatizou a importância desta iniciativa no apoio aos objetivos ambientais de longo prazo da cidade.
Ele disse: “Embora nosso foco como conselho seja entregar o Plano de Transporte de Birmingham e encorajar as pessoas a trocar veículos particulares por transporte público, também queremos garantir que, para aqueles que precisam usar um carro, tenhamos a infraestrutura em vigor para facilitar o uso de veículos de baixa ou zero emissão.”
Stuart Wilson, diretor administrativo da Ubitricity no Reino Unido, disse: “A Ubitricity tem o prazer de apoiar o Conselho Municipal de Birmingham no início desta jornada para criar uma das maiores redes públicas de carregamento de veículos elétricos fora de Londres, incentivando a transição para veículos elétricos e ajudando a criar um ambiente mais limpo e saudável para o povo de Birmingham.”
A Ubitricity instalou 301 pontos de carregamento entre 15 de outubro e 24 de dezembro. Como um dos lançamentos em massa mais rápidos que a Ubitricity liderou, eles atribuem a instalação acelerada à estreita colaboração com o conselho, com o amplo compromisso da cidade com a infraestrutura de veículos elétricos abrindo caminho para que outras cidades sigam o exemplo.