A China concluiu a construção do Túnel Tian Shan Shengli, agora reconhecido como o maior túnel rodoviário do mundo. Com uma extensão de 22,13 km, esta obra monumental liga o norte ao sul da província de Xinjiang, a maior província chinesa em área territorial.
A construção deste túnel representou um desafio de engenharia superado com sucesso. A cordilheira Tien Shan, que atravessa a região, era um obstáculo para o transporte rodoviário desde os anos 50. A nova infraestrutura permite que caminhões de carga se desloquem entre as regiões com maior rapidez, em apenas 20 minutos, por uma via rápida e segura. Antes, o trajeto era realizado em estradas estreitas e sinuosas, levando várias horas.
A necessidade desta obra surgiu do aumento do tráfego de caminhões de carga, que excedeu a capacidade das antigas rotas. O novo túnel não apenas reduz o tempo de viagem, mas também aumenta a segurança no transporte. Para garantir a segurança, foi necessária a construção de toda uma infraestrutura.
Um dos maiores desafios para os engenheiros chineses foi a construção da torre de ventilação número 2, com 706 metros de profundidade, superando em altura a Torre de Xangai, o mais alto arranha-céu do país.
A obra atravessa uma região desértica, inóspita e com temperaturas extremas, demonstrando o potencial da engenharia em superar obstáculos geográficos e ambientais. O Túnel Tian Shan Shengli beneficia a economia local, facilitando o transporte e o comércio na região.