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China impõe tarifa adicional de 34% sobre veículos importados dos EUA em retaliação

A China anunciou que vai cobrar uma taxa extra de 34% a partir do dia 10 de abril, o que deve encarecer significativamente os carros esportivos americanos no país

Como resposta às tarifas recentes aplicadas pelo governo Trump, a China anunciou ontem que vai cobrar uma taxa extra de 34% sobre todos os produtos vindos dos Estados Unidos – incluindo os carros. Essa nova tarifa entra em vigor no dia 10 de abril e deve deixar os carros esportivos americanos bem mais caros por lá.

Modelos famosos como o Corvette C8 e o novo Mustang 5.0 litros vão sentir esse impacto direto. Só o Corvette C8 Z06, por exemplo, pode acabar com uma taxação total de até 200%, o que levaria seu preço para mais de 220 mil dólares na China – e isso sem contar o lucro das concessionárias.

navio da BYD
Foto:  (Divulgação/BYD)

Não é a primeira vez que a China toma esse tipo de decisão. Em fevereiro, o país já tinha aplicado uma tarifa extra de 10% para todos os carros fabricados nos EUA com motores acima de 2.5 litros.

Essa medida também atingiu carros de luxo de marcas alemãs que são produzidos nos Estados Unidos, como o BMW X6, X7 e o Mercedes-Benz GLS. Esses SUVs são bastante populares na China: só em 2024, o GLS vendeu quase 14 mil unidades, ficando em segundo lugar nas vendas do segmento, enquanto o BMW X7 teve pouco mais de 7 mil unidades vendidas, garantindo o terceiro lugar.

A picape Ford F-150 também será afetada pelas novas tarifas, mas suas vendas por lá já vinham caindo. Em 2023, foram quase 5 mil unidades vendidas. Em 2024, esse número caiu pela metade, chegando a pouco mais de 2 mil.

Além dos preços altos, outro motivo para essa queda nas vendas é a concorrência dos modelos off-road de luxo feitos na China, que têm ganhado cada vez mais espaço. Exemplos disso são o Yangwang U8, da BYD, e o Shanhai Pao, da GWM (também conhecido como GWM Cannon Alpha fora da China), que vêm conquistando os consumidores locais. A popularidade dos carros chineses também pode ser vista com a chegada do Honda S7 chega ao mercado chinês para rivalizar com o Tesla Model Y.

A nova tarifa de 34% terá um impacto significativo nos negócios de importação e venda de veículos de luxo no Porto de Tianjin, o maior centro de comércio de veículos importados da China. Em 2019, o volume anual de veículos importados através de Tianjin chegou a 150 mil unidades. No entanto, com a ascensão de marcas de luxo domésticas como a Yangwang, as vendas diminuíram drasticamente, caindo para cerca de 39.300 unidades em 2023.

As tarifas mais recentes certamente representam um golpe adicional para um mercado já em dificuldades. A empresa Stellantis anuncia demissões temporárias e paralisações devido a tarifas de Trump, o que mostra o impacto dessas decisões no mercado.

rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.

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