Como resposta às tarifas recentes aplicadas pelo governo Trump, a China anunciou ontem que vai cobrar uma taxa extra de 34% sobre todos os produtos vindos dos Estados Unidos – incluindo os carros. Essa nova tarifa entra em vigor no dia 10 de abril e deve deixar os carros esportivos americanos bem mais caros por lá.
Modelos famosos como o Corvette C8 e o novo Mustang 5.0 litros vão sentir esse impacto direto. Só o Corvette C8 Z06, por exemplo, pode acabar com uma taxação total de até 200%, o que levaria seu preço para mais de 220 mil dólares na China – e isso sem contar o lucro das concessionárias.

Não é a primeira vez que a China toma esse tipo de decisão. Em fevereiro, o país já tinha aplicado uma tarifa extra de 10% para todos os carros fabricados nos EUA com motores acima de 2.5 litros.
Essa medida também atingiu carros de luxo de marcas alemãs que são produzidos nos Estados Unidos, como o BMW X6, X7 e o Mercedes-Benz GLS. Esses SUVs são bastante populares na China: só em 2024, o GLS vendeu quase 14 mil unidades, ficando em segundo lugar nas vendas do segmento, enquanto o BMW X7 teve pouco mais de 7 mil unidades vendidas, garantindo o terceiro lugar.
A picape Ford F-150 também será afetada pelas novas tarifas, mas suas vendas por lá já vinham caindo. Em 2023, foram quase 5 mil unidades vendidas. Em 2024, esse número caiu pela metade, chegando a pouco mais de 2 mil.
Além dos preços altos, outro motivo para essa queda nas vendas é a concorrência dos modelos off-road de luxo feitos na China, que têm ganhado cada vez mais espaço. Exemplos disso são o Yangwang U8, da BYD, e o Shanhai Pao, da GWM (também conhecido como GWM Cannon Alpha fora da China), que vêm conquistando os consumidores locais. A popularidade dos carros chineses também pode ser vista com a chegada do Honda S7 chega ao mercado chinês para rivalizar com o Tesla Model Y.
A nova tarifa de 34% terá um impacto significativo nos negócios de importação e venda de veículos de luxo no Porto de Tianjin, o maior centro de comércio de veículos importados da China. Em 2019, o volume anual de veículos importados através de Tianjin chegou a 150 mil unidades. No entanto, com a ascensão de marcas de luxo domésticas como a Yangwang, as vendas diminuíram drasticamente, caindo para cerca de 39.300 unidades em 2023.
As tarifas mais recentes certamente representam um golpe adicional para um mercado já em dificuldades. A empresa Stellantis anuncia demissões temporárias e paralisações devido a tarifas de Trump, o que mostra o impacto dessas decisões no mercado.