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Chevrolet Tracker se despede do mercado chinês em meio à reestruturação da GM

Com o objetivo de se adaptar ao cenário competitivo acirrado pelas montadoras locais, a Chevrolet deverá encerrar a produção do Tracker na China

A Chevrolet deverá encerrar a produção do Tracker na China, acompanhando o movimento do sedã Onix, que já se despediu do mercado oriental. A decisão faz parte de uma reestruturação mais ampla da General Motors (GM) no país, que busca se adaptar ao cenário competitivo acirrado pelas montadoras locais.

A informação foi divulgada pela agência Reuters, que citou fontes ligadas à GM. Segundo a agência, o fechamento da fábrica de Shenyang, uma joint venture entre a GM e a chinesa SAIC, deverá ocorrer ainda neste mês. A unidade fabril é responsável pela produção do Tracker e da minivan Buick GL8.

Chevrolet Tracker se despede do mercado chinês em meio à reestruturação da GM
Foto: Divulgação/Viamar Anália Franco São Paulo, SP

Não há planos para realocar a produção do SUV para outra planta, marcando o fim de sua trajetória no mercado chinês. Inclusive, a BYD Denza inicia pré-venda do SUV N9 na China, mostrando a crescente competitividade local.

Essa decisão reflete o crescimento das montadoras chinesas, que oferecem veículos competitivos em preço e qualidade, impulsionados por subsídios governamentais. Marcas globais, como Volkswagen, Volvo, Audi e a própria GM, enfrentam desafios para manter sua participação de mercado diante dessa nova realidade. A Stellantis também está reestruturando suas operações para se adaptar a este cenário e à crescente demanda por veículos eletrificados. Em breve, a Leapmotor C10: SUV elétrico da Stellantis chega ao Brasil em breve.

No Brasil, o cenário é diferente. O Tracker continua a ser produzido em Gravataí (RS) e deverá receber uma reestilização em breve. Essa atualização faz parte de um investimento de R$ 7 bilhões no país até 2028, que inclui o lançamento de cinco novos modelos em 2025. Inclusive, a GM celebra centenário no Brasil com um programa especial.

A reestruturação da GM na China envolve um investimento de US$ 4 bilhões em ajustes estruturais, incluindo o fechamento de fábricas. Apesar dos desafios, a GM registrou lucro operacional positivo na China no último trimestre anterior à reestruturação.

Mary Barra, CEO da GM, declarou em uma conferência automotiva em Nova York que o futuro da montadora na China se concentrará nas marcas Cadillac e Buick, mirando o mercado premium, que ainda atrai um número significativo de consumidores chineses.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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