Chevrolet Tracker deve ganhar motor híbrido flex em 2025

Para frear o crescimento chinês no mercado nacional, a Chevrolet Tracker deve ganhar um motor híbrido flex em 2025. Posteriormente, outros carros da marca também devem ser equipados com essa tecnologia
Chevrolet Tracker deve ganhar motor híbrido flex em 2025
Foto: Divulgação/Viamar Pereira Barreto

Parece que o Chevrolet Tracker será o primeiro carro híbrido flex da marca a ser lançado no Brasil. A GM, que é proprietária da Chevrolet, revelou que seus primeiros veículos híbridos começarão a ser produzidos no país em 2025. No início de 2024, a empresa já tinha anunciado um investimento de R$ 7 bilhões no Brasil, que se estenderá até 2028.

Para atualizar suas fábricas em São Paulo, São Caetano do Sul (onde são fabricados os modelos Tracker, Montana e Spin), São José dos Campos (S10 e Trailblazer) e Mogi das Cruzes, a GM anunciou um investimento de R$ 5,5 bilhões. Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente da GM, afirmou que o mercado brasileiro é um dos três maiores para a empresa e que a América do Sul é crucial para seus planos.

Chevrolet Onix 2025
Foto: Reprodução/Absoluta (Diretos Humanos) São Paulo, SP

A GM ainda não revelou quais de seus modelos receberão versões híbridas com o novo investimento. No entanto, como a empresa está focando nos motores turbo 1.0 e 1.2, que já estão presentes em modelos como Montana, Onix, Onix Plus e Tracker, é provável que o primeiro carro híbrido da marca no Brasil venha desses modelos.

A expectativa é que o Chevrolet Tracker seja o primeiro a ser produzido como híbrido, seguido posteriormente pelo Onix e Onix Plus. Além disso, a GM planeja lançar um novo SUV médio, previsto para chegar entre 2027 e 2028.

Os veículos fabricados no Brasil serão híbridos leves (MHEV), flex e terão como base o motor a combustão 1.0 Turbo de três cilindros, com potência de 116 cv a 5.500 rpm e torque de 16,8 kgf.m com etanol, ou 16,3 kgf.m com gasolina a 2.000 rpm. Outra opção será o motor 1.2 turbo flex, também de três cilindros, que oferece 133 cv com etanol e 132 cv com gasolina a 5.500 rpm.

A tecnologia híbrida leve (MHEV) opera da seguinte maneira: um pequeno gerador elétrico de 48V substitui o alternador tradicional, ajudando em algumas funções do motor a combustão. Já os carros importados contarão com um sistema híbrido plug-in, que combina um motor elétrico com o motor a combustão. Com baterias maiores, esse sistema permitirá que o carro rode apenas com energia elétrica por um tempo, mas será necessário carregá-lo em uma tomada externa.

Chevrolet Equinox Premier 2025
Foto: Divulgalçao/Viamar Diadema

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