A Chevrolet segue o movimento de eletrificação no mercado brasileiro e, assim como a Fiat, prepara a introdução de um sistema semi-híbrido flex. O modelo escolhido para estrear essa tecnologia é o Tracker, que já foi flagrado em testes.
Segundo informações, um comboio de três unidades do Chevrolet Tracker, em diferentes versões (LT, LTZ e Premier), foi visto na rodovia dos Bandeirantes, próximo a São Paulo. Os veículos estavam equipados com o motor 1.0 turbo de três cilindros, agora com sistema semi-híbrido. A iniciativa faz parte de um plano da GM de aplicar essa tecnologia em seus modelos compactos, que incluem também o Onix e o Onix Plus.
A tecnologia adotada pela Chevrolet é o que o mercado chama de “híbrido leve” (MHEV). Diferente dos híbridos convencionais, que podem rodar somente com eletricidade, o sistema semi-híbrido tem como foco a redução de emissões e consumo de combustível, além de oferecer um pequeno incremento de potência e torque. Nesses sistemas, o alternador e o motor de partida são substituídos por um motor elétrico que não traciona as rodas diretamente, mas auxilia o motor a combustão.
Entre os benefícios da tecnologia, está uma entrega de torque mais linear. Em situações de velocidade constante, o sistema pode até desligar o motor a combustão, economizando combustível e reduzindo emissões. O sistema será integrado ao motor 1.0 turbo de três cilindros da Chevrolet, recentemente atualizado com injeção direta, que agora entrega até 121 cv e 18,9 kgfm de torque.
Lançamento do Tracker Híbrido
Ainda não há uma data exata para o lançamento do Tracker com o sistema semi-híbrido, mas a intensidade dos testes indica que a estreia pode ocorrer ainda este ano. É possível, no entanto, que a Chevrolet opte por lançar primeiro o Tracker reestilizado com os motores 1.0 turbo e 1.2 turbo convencionais, deixando o sistema semi-híbrido para um momento posterior.
A estratégia de mercado para o Tracker semi-híbrido ainda não foi definida. A montadora pode optar por oferecer o modelo como uma versão separada, a exemplo do que a CAOA Chery faz com o Tiggo 5X, ou então, seguir o exemplo da Fiat com o Pulse, e introduzir o motor semi-híbrido em toda a linha.
Motor 1.0 turbo atualizado:
- Potência: 121 cv
- Torque: 18,9 kgfm
Vale lembrar que a atualização com injeção direta já visava a eletrificação, preparando o terreno para a chegada do sistema semi-híbrido.