A Chevrolet celebra 100 anos de atuação no Brasil em 2025 e promete uma comemoração em grande estilo com uma série de lançamentos. Após seis novidades em 2024, a General Motors (GM) planeja mais cinco para o próximo ano, incluindo modelos inéditos e reestilizações.
Os dois modelos mais vendidos da Chevrolet no Brasil, Onix hatch e sedã, receberão sua primeira reestilização. O novo visual será inspirado na minivan Spin e seguirá a linha dos recentes lançamentos da marca, como Equinox e Blazer EV. As principais mudanças serão na dianteira, com grade redesenhada e novo arranjo de faróis e lanternas, possivelmente em Full-LED nas versões mais caras.
Além da estética, o motor 1.0 turbo de três cilindros terá injeção direta de combustível, resultando em aumento de potência (de 116 cv para mais de 120 cv) e torque (próximo a 20 kgfm, contra os atuais 16,8 kgfm), e maior economia de combustível. Uma versão híbrida leve deste motor ficará para uma próxima fase.
Tracker híbrido flex
O Chevrolet Tracker, terceiro SUV mais vendido do país, também ganhará uma atualização visual com novo conjunto óptico em dois andares – luzes diurnas de LED (DRL) na parte superior e faróis de posição embaixo. A traseira terá mudanças mais discretas.
Mais importante, o Tracker deverá ser o primeiro veículo híbrido flex da GM no Brasil. Segundo o site Autos Segredos, o motor 1.2 turbo de 133 cv será assistido por um sistema de 48V, mais avançado que o sistema de 12V dos Fiat Pulse e Fastback híbridos. Este sistema auxiliará o motor a combustão em situações específicas, melhorando potência, torque e economia de combustível. O motor também receberá injeção direta.
Aposta em elétricos de origem chinesa
Para competir com as marcas chinesas, a GM aposta em veículos elétricos da sua parceira SAIC. Um SUV elétrico compacto, o Baojun Yep Plus, já foi flagrado em testes no Brasil. Com 4 metros de comprimento e 2,56 m de entre-eixos (menor que o Volkswagen Nivus), o modelo possui bateria de 41,9 kWh, motor com mais de 100 cv e autonomia de cerca de 400 km (ciclo CLTC).
Além do Yep Plus, a GM testa o Wuling Starlight S, um SUV maior (4,74 m de comprimento e 2,80 m de entre-eixos) disponível nas versões 100% elétrica e híbrida plug-in (PHEV), que poderá competir com modelos como Haval H6 e BYD Song Plus.
Silverado: atualização ou versão elétrica?
Atualizações na linha Silverado também são esperadas. Duas possibilidades são consideradas: a versão Z71, com foco em off-road, e uma variante elétrica, com cerca de 800 cv, bateria superior a 200 kWh e autonomia próxima a 800 km nos EUA. No entanto, o alto custo da versão elétrica nos Estados Unidos (entre US$ 80 mil e US$ 100 mil) dificulta sua viabilidade no Brasil.
Novo SUV de entrada
Para o final de 2025, a GM lançará um SUV de entrada inédito, baseado na plataforma do Onix e produzido na fábrica de Gravataí (RS), com investimento de R$ 1,2 bilhão. O “Projeto Carbon”, revelado pelo Autos Segredos, terá visual próprio, com capô mais alto, novos para-lamas e painel frontal, além da nova identidade visual da marca, com faróis divididos e luzes diurnas de LED. O modelo irá competir com Fiat Pulse, Renault Kardian e o futuro Volkswagen Tera.
A GM planeja iniciar a produção dos novos Onix e Onix Plus no início de 2025, seguido da reestilização do Tracker e, posteriormente, da finalização do novo SUV.