O mercado automotivo brasileiro recebeu com expectativa o lançamento do Neta Aya, veículo elétrico chinês que chegou ao país em novembro com preços competitivos. Entretanto, a euforia inicial foi abalada após o resultado decepcionante em testes de segurança conduzidos pelo Asean NCAP, que atribuiu a nota zero ao modelo.
O Asean NCAP, órgão equivalente ao Latin NCAP, mas com foco na Ásia e Oceania, avaliou o desempenho do Neta Aya (conhecido como ‘V’ em alguns mercados asiáticos, com pequenas diferenças estéticas) em testes de impacto. Os resultados foram preocupantes.

Fraquezas estruturais e comprometimento da segurança
No teste de colisão frontal, a proteção oferecida à cabeça, pescoço, tórax e perna direita do motorista foi considerada ruim. Já no teste lateral, a proteção ao tórax foi classificada como marginal. O Asean NCAP destacou a fragilidade da estrutura do veículo e o comprometimento do sistema de retenção, fatores que podem colocar os ocupantes em risco em caso de acidentes.
Falta de itens de segurança essenciais
A ausência de pré-tensionadores, retractores e limitadores de carga nos cintos de segurança foi outro ponto crítico. A falta desses itens contribuiu para que o manequim utilizado no teste sofresse impactos mais severos, aumentando o risco de lesões em uma colisão real, com o manequim tendo contato direto com o volante ou airbag.
Equipamentos de série limitados
A lista de equipamentos de série do Neta Aya também se mostrou limitada, o que impactou negativamente na avaliação. O modelo dispõe apenas de dois airbags, sistema de lembrete de cinto de segurança para o motorista, sistema de frenagem antibloqueio (ABS) e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). O veículo não oferece recursos importantes como Frenagem de Emergência Autônoma, Aviso de Colisão Frontal, Assistência de Manutenção de Faixa, Aviso de Saída de Faixa, alerta de ponto cego, farol alto automático e proteção para pedestres.
A combinação da estrutura frágil com a escassez de itens de segurança fundamentais resultou na preocupante nota zero atribuída pelo Asean NCAP ao Neta Aya. A avaliação levanta questionamentos sobre a priorização da segurança em veículos elétricos e serve como alerta para outras fabricantes.