A NIO, fabricante chinesa de veículos elétricos, anunciou que completou a cobertura inicial de todos os condados da província de Guangdong com suas estações de troca de baterias. Com a inauguração de duas novas unidades em Guangdong, a NIO atingiu a meta de ter presença em todos os condados dessa região, conforme a empresa informou em sua conta no Weibo.
Essa conquista é parte do programa Power Up Counties, que visa expandir a rede de troca de baterias da NIO por toda a China. A empresa já havia completado a implantação da rede em outras províncias, como Jiangsu, com 383 estações, e Zhejiang, com 443 estações. O objetivo é alcançar mais de 2.300 condados até o final de 2025, abrangendo todas as 27 regiões administrativas do país.

A NIO, que já conta com 428 estações de troca de baterias em Guangdong, tem investido fortemente na expansão de sua infraestrutura. No total, a empresa possui 3.289 estações de troca de baterias na China, além de milhares de pontos de carregamento, incluindo supercarregadores e estações de carregamento de destino.
Em uma transmissão ao vivo em fevereiro de 2025, William Li, CEO da NIO, afirmou que a construção de estações de troca de baterias seria uma das prioridades para o ano, com a meta de concluir o programa em 14 províncias até junho de 2025. Li estava, na ocasião, inspecionando as principais estações da província de Guangdong.
A NIO também está adotando estratégias diferenciadas, como o Nio Firefly, que não contará com estações de troca de baterias dedicadas, focando em outros tipos de infraestrutura de carregamento. Essa diversificação tem sido parte da estratégia da empresa para atender à crescente demanda de veículos elétricos no mercado chinês.
Enquanto a NIO avança na construção de sua rede, outras fabricantes, como a Geely com a picape elétrica Riddara RD6, também investem no mercado de veículos elétricos na China, que continua a crescer, especialmente no segmento de SUVs, com o Tesla Model Y liderando as vendas.