O Tiggo 7 C-DM, desenvolvido sob a liderança do ex-designer da Land Rover, Steve Eum, combina o estilo europeu com a abordagem de engenharia da Chery. Este SUV compacto compartilha sua plataforma com o Tansuo 06 e oferece opções ICE (motor de combustão interna) e PHEV (veículo híbrido elétrico plug-in), com foco técnico na eficiência de peso e suspensão adaptativa.
Em 2024, a Chery vendeu 2,6 milhões de veículos globalmente, um crescimento de 38,4%, com a série Tiggo contribuindo significativamente para esse número. Para mais informações sobre modelos da Chery e outras montadoras, você pode consultar a Fipe Carros. O Tiggo 7 C-DM é atualmente vendido na China com um preço inicial de 113.900 yuan (aproximadamente 15.700 dólares).

O exterior do Tiggo 7 C-DM demonstra uma evolução da linguagem de design da Chery sob a direção de Eum. Seu design alcança um coeficiente de arrasto de 0,33 através de um sistema de obturador de grade ativo com 30 posições de operação e painéis inferiores otimizados. As folgas dos painéis da carroceria medem 3,5mm ±0,2mm com tolerâncias de fabricação precisas. O layout da fáscia frontal mantém proporções funcionais entre a abertura da grade e os componentes de iluminação.
O perfil lateral mantém uma proporção de 0,618 entre a área da superfície de vidro e da carroceria, uma proporção que atende simultaneamente aos requisitos estruturais e às necessidades de espaço interior.
O design traseiro apresenta 128 refletores individuais nas lanternas de LED, proporcionando iluminação uniforme que atende aos padrões de visibilidade ECE R48. Os painéis inferiores estendem a cobertura em 85% para melhor gerenciamento do fluxo de ar, particularmente para reduzir a resistência do ar ao redor da área do eixo traseiro.

Conheça o interior do Chery Tiggo 7 C-DM
O painel emprega superfícies TPO (olefina termoplástica) de toque suave, cobrindo 68% das áreas visíveis, enquanto os componentes restantes usam polipropileno reciclado com correspondência de grão texturizado. O painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas exibe informações com resolução de 1920×720 e brilho de pico de 1000 nits.
A tela sensível ao toque vertical de 14,8 polegadas do console central opera através do sistema Lion 5.0 da Chery, alimentado por um chipset Qualcomm 8155, fornecendo desempenho de computação de 105.000 DMIPS. Os controles HVAC mantêm mostradores rotativos físicos para funções críticas, com feedback tátil confirmando as entradas na força de atuação de 80g. O sistema de assentos utiliza espumas de poliuretano de dupla densidade (dureza de 45-55 shore) em uma estrutura de suporte de 7 zonas, com ajuste elétrico de 10 vias disponível nas variantes premium.
O armazenamento da cabine inclui 18 compartimentos discretos, totalizando 28,7 litros de capacidade, incluindo um compartimento de console central de 5,2 litros com opção de fluxo de ar refrigerado. Os bancos traseiros bipartidos 60:40 rebatem totalmente com 12° de ajuste de reclinação, expandindo o volume de carga de 570 para 1.472 litros, mantendo uma altura do piso de carga de 720 mm para acessibilidade.
O Tiggo 7 C-DM oferece uma experiência de direção refinada que prioriza o conforto. O motor turbo de 1,6 litro do carro de teste desenvolve seu torque máximo de 290 Nm entre 2.000 e 4.000 rpm, com a pressão de reforço de 1,8 bar do turbocompressor de dupla voluta garantindo aceleração responsiva. A potência chega às rodas através de uma transmissão de dupla embreagem de 7 marchas que executa mudanças ascendentes nítidas de 280 ms no modo esportivo, mantendo a aceleração suave na condução urbana.
A qualidade do passeio se destaca como um ponto forte para esta faixa de preço, com os amortecedores de frequência seletiva absorvendo efetivamente as imperfeições da estrada, mantendo o controle composto da carroceria. A afinação da suspensão filtra as vibrações, mantendo o chassi estável sobre ondulações mais significativas.
A direção oferece três níveis de esforço selecionáveis (2,2 voltas de batente a batente no modo esportivo) com ponderação progressiva, embora o feedback permaneça um tanto silencioso em comparação com concorrentes mais esportivos.

O sistema de tração integral disponível demonstra reflexos impressionantes, engatando o eixo traseiro em 120 ms quando o escorregamento é detectado, enquanto normalmente opera em tração dianteira para eficiência. O desempenho de frenagem é consistente com discos ventilados (320 mm dianteiro/302 mm traseiro) entregando uma distância de 37,8 metros em testes de 100-0 km/h.
O NVH (ruído, vibração e aspereza) com o motor 1.6T registrando apenas 72dB em aceleração máxima – uma redução de 4 dB em relação aos powertrains Chery anteriores. Se você busca carros com boa supressão de ruído, a Fipe Carros pode te ajudar a comparar diferentes modelos. O ruído do vento é bem suprimido (aerodinâmica de 0,33 Cd), embora algum ruído da suspensão permaneça perceptível em superfícies ásperas.
Embora não seja líder de classe em dinâmica, o Tiggo 7 C-DM oferece manuseio previsível e powertrains eficientes.