A Chery está trazendo de volta a linha QQ de carros compactos, que havia saído de linha em 2014 por causa das vendas fracas. Quem confirmou a novidade foi Li Xueyong, vice-gerente geral da Chery Automobile, ao divulgar as primeiras imagens do novo conceito do Chery QQ, que será apresentado no Salão do Automóvel de Xangai ainda neste mês.
Lançada originalmente em 2003 com o QQ3, a linha QQ foi pensada como o “primeiro carro dos jovens”. Depois dele vieram outros modelos, como o QQ6 e o QQme. No começo, a linha fez bastante sucesso: no primeiro ano, foram mais de 40 mil unidades vendidas, e em 2005, as vendas mensais chegaram a passar de 10 mil unidades. No total, a série vendeu mais de 1,4 milhão de carros, com preços a partir de 29.900 yuan (cerca de 4.100 dólares). Mas, com o tempo, os modelos seguintes não empolgaram tanto, e a linha acabou sendo descontinuada.
Agora, mais de duas décadas depois do lançamento original, o novo conceito do QQ vem com um visual bem mais moderno. O carro aparece nas cores preto e branco, tem um design arredondado, frente fechada e um novo logotipo estilizado com as letras “Qq”. Os faróis têm um formato geométrico marcante. De perfil, o carro chama atenção por usar espelhos digitais, não ter maçanetas visíveis e rodas com desenho em forma de “+”, que combinam com o estilo do carro.
Na coluna C, o logo “Qq” aparece novamente, e a assinatura “Chery Design” está presente na saia lateral. Já a traseira segue a mesma linha do visual dianteiro e traz uma luz de freio posicionada na parte superior.
Nos 10 anos desde que a série Chery QQ foi descontinuada, os mini EVs ganharam popularidade na China devido ao seu preço acessível. Resta saber se este é o momento ideal para a Chery trazer de volta sua série QQ para competir com modelos como o Wuling Hongguang Mini EV da SGMW e o Xingyuan da Geely Geome. A Chery tem investido em inovações, como evidenciado pela Chery Exeed que inova com drone inteligente integrado ao Exlantix ET. .