A Chery, através de sua marca iCar, prepara-se para lançar no mercado chinês uma nova versão do crossover compacto iCar V23. A grande novidade é a adoção de um sistema de propulsão EREV (Extended-Range Electric Vehicle), visando solucionar a ansiedade de autonomia, um problema comum em veículos totalmente elétricos.
A iCar foi lançada em 2023 como uma marca focada em veículos elétricos para o público jovem. O primeiro modelo da marca foi o iCar 03, um SUV elétrico com visual robusto. Em dezembro de 2023, a iCar lançou o V23, um crossover desenvolvido em parceria com a Zhimi, subsidiária da Xiaomi. O modelo, totalmente elétrico, tem preços variando entre 99.800 e 139.800 yuan (aproximadamente R$70.000 e R$97.500 em conversão direta).
iCar V23 EREV: Detalhes da nova versão
Flagrado durante o transporte na China, o iCar V23 com propulsão EREV já exibe algumas diferenças em relação à versão totalmente elétrica. A principal delas é a presença de um cano de escape, indicando a adoção de um motor a combustão como extensor de autonomia. As imagens também revelam que o veículo ainda está em fase inicial de testes, com detalhes como a ausência da tampa do bocal de combustível.
A bateria do iCar V23 está posicionada em uma parte mais baixa do capô, uma configuração incomum para veículos elétricos, o que confirma que o modelo ainda está passando por ajustes. Informações sobre o sistema de propulsão EREV ainda não foram divulgadas, mas especula-se que ele utilizará o mesmo extensor de autonomia desenvolvido pela Chery e já empregado no crossover Exlantix ET.
Este sistema é composto por um motor 1.5 turbo de quatro cilindros, com 115 kW (154 cv) e uma eficiência térmica de 44,5%. A expectativa é que o iCar V23 EREV ofereça versões com tração traseira (RWD) e tração integral (4WD).
Outro ponto interessante é que a versão EREV do iCar V23 deverá ser mais acessível do que a versão totalmente elétrica. Estima-se que o preço inicial fique em torno de 90.000 yuan (aproximadamente R$ 63.000), tornando-o um dos poucos modelos com extensor de autonomia disponíveis no mercado chinês.
iCar V23 EV: Características da versão elétrica
A versão totalmente elétrica do iCar V23 apresenta um visual com inspiração em SUVs off-road. Suas dimensões são 4220 mm de comprimento, 1915 mm de largura e 1845 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2735 mm e altura livre do solo de 210 mm. Os ângulos de ataque e saída são de 43 e 41 graus, respectivamente.
O interior do V23 é equipado com uma tela de 15,4 polegadas, alimentada por um chip Qualcomm Snapdragon 8155. O veículo possui duas fileiras de assentos, com configuração 2+2. Com os assentos traseiros rebatidos, a capacidade do porta-malas atinge 744 litros.
O iCar V23 elétrico oferece três opções de trem de força. A versão de entrada possui um motor elétrico de 100 kW (134 cv) e uma bateria de 47,3 kWh, proporcionando uma autonomia de 301 km. A segunda versão mantém o mesmo motor, mas com uma bateria maior de 60 kWh, elevando a autonomia para 401 km. A versão 4WD possui dois motores elétricos, com potência combinada de 155 kW (211 cv), alimentados por uma bateria NMC de 81,8 kWh, que garante autonomia de 501 km.
O lançamento da versão EREV do iCar V23, demonstra uma estratégia da Chery para diversificar suas opções de veículos eletrificados, buscando um equilíbrio entre a eficiência elétrica e a conveniência da autonomia estendida. A movimentação da marca acompanha o aquecido mercado de elétricos na China, que tem apresentado grande competitividade e inovação.