Notícias

Chery iCar V23 ganha versão EREV para ampliar autonomia no mercado chinês

A Chery, através de sua marca iCar, prepara-se para lançar no mercado chinês uma nova versão do crossover compacto iCar V23.

A Chery, através de sua marca iCar, prepara-se para lançar no mercado chinês uma nova versão do crossover compacto iCar V23. A grande novidade é a adoção de um sistema de propulsão EREV (Extended-Range Electric Vehicle), visando solucionar a ansiedade de autonomia, um problema comum em veículos totalmente elétricos.

A iCar foi lançada em 2023 como uma marca focada em veículos elétricos para o público jovem. O primeiro modelo da marca foi o iCar 03, um SUV elétrico com visual robusto. Em dezembro de 2023, a iCar lançou o V23, um crossover desenvolvido em parceria com a Zhimi, subsidiária da Xiaomi. O modelo, totalmente elétrico, tem preços variando entre 99.800 e 139.800 yuan (aproximadamente R$70.000 e R$97.500 em conversão direta).

Chery iCar V23 ganha versão EREV para ampliar autonomia no mercado chinês

iCar V23 EREV: Detalhes da nova versão

Flagrado durante o transporte na China, o iCar V23 com propulsão EREV já exibe algumas diferenças em relação à versão totalmente elétrica. A principal delas é a presença de um cano de escape, indicando a adoção de um motor a combustão como extensor de autonomia. As imagens também revelam que o veículo ainda está em fase inicial de testes, com detalhes como a ausência da tampa do bocal de combustível.

A bateria do iCar V23 está posicionada em uma parte mais baixa do capô, uma configuração incomum para veículos elétricos, o que confirma que o modelo ainda está passando por ajustes. Informações sobre o sistema de propulsão EREV ainda não foram divulgadas, mas especula-se que ele utilizará o mesmo extensor de autonomia desenvolvido pela Chery e já empregado no crossover Exlantix ET.

Este sistema é composto por um motor 1.5 turbo de quatro cilindros, com 115 kW (154 cv) e uma eficiência térmica de 44,5%. A expectativa é que o iCar V23 EREV ofereça versões com tração traseira (RWD) e tração integral (4WD).

Chery iCar V23 ganha versão EREV para ampliar autonomia no mercado chinês
Foto: Divulgação

Outro ponto interessante é que a versão EREV do iCar V23 deverá ser mais acessível do que a versão totalmente elétrica. Estima-se que o preço inicial fique em torno de 90.000 yuan (aproximadamente R$ 63.000), tornando-o um dos poucos modelos com extensor de autonomia disponíveis no mercado chinês.

iCar V23 EV: Características da versão elétrica

A versão totalmente elétrica do iCar V23 apresenta um visual com inspiração em SUVs off-road. Suas dimensões são 4220 mm de comprimento, 1915 mm de largura e 1845 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2735 mm e altura livre do solo de 210 mm. Os ângulos de ataque e saída são de 43 e 41 graus, respectivamente.

O interior do V23 é equipado com uma tela de 15,4 polegadas, alimentada por um chip Qualcomm Snapdragon 8155. O veículo possui duas fileiras de assentos, com configuração 2+2. Com os assentos traseiros rebatidos, a capacidade do porta-malas atinge 744 litros.

O iCar V23 elétrico oferece três opções de trem de força. A versão de entrada possui um motor elétrico de 100 kW (134 cv) e uma bateria de 47,3 kWh, proporcionando uma autonomia de 301 km. A segunda versão mantém o mesmo motor, mas com uma bateria maior de 60 kWh, elevando a autonomia para 401 km. A versão 4WD possui dois motores elétricos, com potência combinada de 155 kW (211 cv), alimentados por uma bateria NMC de 81,8 kWh, que garante autonomia de 501 km.

Chery iCar V23 ganha versão EREV para ampliar autonomia no mercado chinês
Foto: Divulgação

O lançamento da versão EREV do iCar V23, demonstra uma estratégia da Chery para diversificar suas opções de veículos eletrificados, buscando um equilíbrio entre a eficiência elétrica e a conveniência da autonomia estendida. A movimentação da marca acompanha o aquecido mercado de elétricos na China, que tem apresentado grande competitividade e inovação.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.