A LG Energy Solution, gigante sul-coreana no setor de baterias, fechou um acordo inédito com a Chery, uma das maiores montadoras da China. Pela primeira vez, uma empresa da Coreia do Sul fornecerá baterias cilíndricas para uma fabricante chinesa de veículos.
O contrato prevê o fornecimento de 8 GWh de baterias cilíndricas da nova série 46 ao longo de seis anos, quantidade suficiente para equipar cerca de 120 mil carros elétricos. As entregas começam no início de 2026.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
Inicialmente, essas baterias serão usadas nos modelos mais importantes da Chery, mas a ideia é expandir para outros veículos da marca futuramente.
Embora o valor do acordo não tenha sido oficialmente divulgado, especialistas estimam que ele ultrapasse 1 trilhão de won, algo em torno de US$ 734 milhões, segundo informações da Yonhap News Agency.
As novas baterias da série 46 oferecem desempenho muito superior, com mais de cinco vezes a capacidade e potência das baterias cilíndricas convencionais, além de serem mais eficientes na produção.
Para Kim Dong-myung, CEO da LG Energy Solution, esse acordo representa um passo importante na expansão global da nova geração de baterias e no fortalecimento da liderança da empresa no mercado.
O momento também é favorável para a Chery, que vem batendo recordes nas exportações. Só em maio, a montadora enviou para outros países mais de 100 mil veículos — a segunda vez que atinge essa marca em 2025. A empresa está prestes a atingir um total cumulativo de 5 milhões de veículos exportados ainda este mês, tornando-se a primeira montadora chinesa a atingir esse marco, conforme anunciado pela Chery na semana passada.
Do lado da LG Energy Solution, o crescimento também é consistente. A empresa registrou 31,4 GWh em volume de baterias instaladas entre janeiro e abril, alta de 16,3% na comparação anual, segundo a SNE Research.
Esse acordo reforça a tendência de aproximação entre empresas sul-coreanas e montadoras chinesas, buscando atender à crescente demanda global por veículos elétricos.
A empresa sul-coreana manteve sua posição como a terceira maior do mundo, com uma participação de 10,2% de janeiro a abril, ficando atrás da CATL, com 38,1%, e da BYD, com 17,3%. Em contraste com o desenvolvimento da LG, a Neta Auto enfrenta reorganização por falência, ilustrando a variedade de situações no mercado de veículos elétricos.