A Changan deu início à produção em sua nova fábrica na cidade de Rayong, na Tailândia, com o objetivo de fortalecer sua presença global. A unidade vai produzir veículos das marcas Changan, Deepal e Avatr, focando nos mercados do Sudeste Asiático, Austrália e Nova Zelândia.
O primeiro modelo a sair da linha de montagem foi o Deepal S05, um SUV compacto com direção do lado direito. Ele mede 4,62 metros de comprimento e tem 2,88 metros de entre-eixos, oferecendo cinco lugares e um porta-malas de 492 litros — além de um compartimento dianteiro de 159 litros na versão elétrica.
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Na versão 100% elétrica (EV), o S05 traz um motor de 175 kW (235 cv) no eixo traseiro, que garante aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. A bateria LFP de 56,12 kWh oferece autonomia de até 470 km no ciclo NEDC.
Já a versão com extensor de autonomia (EREV) combina um motor elétrico de 160 kW (215 cv) com uma bateria de 27,28 kWh, que garante até 170 km de autonomia elétrica. Um motor a combustão 1.5 aspirado entra em ação como gerador, elevando a autonomia total para 1.000 km.
Hoje, a Changan só comercializa veículos de nova energia (elétricos e híbridos) na Tailândia, incluindo os modelos Lumin, Deepal L07, S07, E07, S05 e Avatr 11. A montadora pretende lançar mais 12 modelos desse tipo nos próximos três anos.
A fábrica tailandesa, inaugurada oficialmente em 15 de maio, foi construída em menos de um ano — a obra começou no fim de 2023. Ela inclui linhas de pintura, montagem de motores e de baterias.
A capacidade inicial é de 100 mil carros por ano, com expansão prevista para 200 mil unidades até 2027. O foco principal será a produção de veículos com volante à direita, adequados aos países-alvo.
A nova planta também será base para as operações internacionais da Changan, funcionando como centro de produção, pesquisa e desenvolvimento, e logística de exportação. Em outras notícias do setor, a Honda adia investimento de US$ 15 bilhões no Canadá.
Apesar dos avanços, a Changan ainda não atingiu sua meta de vendas na Tailândia em 2024 — esperava vender entre 15 mil e 18 mil carros, mas ficou em 14 mil unidades, principalmente por causa de fatores econômicos locais. Recentemente, a Avatr alcançou 8,25% do mercado de NEVs de luxo nos Emirados Árabes Unidos, mostrando o potencial dessas marcas.