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Changan acelera desenvolvimento de baterias de estado sólido com autonomia de 1.500 km

Com o objetivo de alcançar a produção em massa até 2027, a Changan anunciou planos ambiciosos para o desenvolvimento e a fabricação de baterias de estado sólido

A Changan Automobile, montadora chinesa, anunciou planos ambiciosos para o desenvolvimento e produção de baterias de estado sólido, visando equipar seus veículos elétricos com essa tecnologia de ponta. O objetivo é iniciar os testes com protótipos já no final de 2025 e alcançar a produção em massa até 2027.

Em comunicado, a Changan reforçou seu compromisso em garantir a ‘liberdade energética’ aos seus clientes, acelerando o desenvolvimento de baterias de nova geração. As baterias de estado sólido ‘Jinzhongzhao’ da empresa devem estrear em protótipos funcionais ainda este ano.

Changan acelera desenvolvimento de baterias de estado sólido com autonomia de 1.500 km
Crédito da imagem: Changan

De acordo com a montadora, as baterias de estado sólido apresentarão uma densidade energética de até 400 Wh/kg, proporcionando uma autonomia superior a 1.500 quilômetros com uma única carga. Isso representaria um avanço significativo, eliminando a preocupação com a autonomia, um dos principais desafios enfrentados pelos veículos elétricos atualmente. Outras empresas, como a Tesla, também investem em tecnologias para carros elétricos. Em Seattle, inclusive, houve um incêndio que destruiu quatro Cybertrucks da Tesla.

A Changan também destacou o uso de tecnologia de diagnóstico remoto baseada em Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a segurança das baterias de estado sólido. Segundo a empresa, essa tecnologia permite aumentar a segurança em 70%, com o objetivo de eliminar completamente os riscos associados às baterias de eletrólito líquido.

Outras fabricantes chinesas também estão investindo em baterias de estado sólido. A CATL, maior fabricante de baterias do mundo, planeja iniciar a produção em pequenos lotes até 2027. Wu Kai, cientista-chefe da CATL, declarou em abril de 2024 que as baterias de estado sólido podem alcançar densidades energéticas de 500 Wh/kg, superando as baterias de lítio convencionais, que atingem cerca de 350 Wh/kg. É importante notar que as vendas de NEVs na China têm apresentado variações, mas o investimento em novas tecnologias continua forte.

A BYD, outra gigante do setor automotivo chinês, também tem planos para a tecnologia. Sun Huajun, CTO da divisão de baterias da BYD, mencionou em fevereiro que a empresa espera iniciar a ‘demonstração de uso’ de baterias de estado sólido por volta de 2027. No entanto, a adoção em larga escala dessa tecnologia pode ocorrer somente após 2030. A BYD, inclusive, prioriza SUV de 7 lugares e planeja dobrar vendas na Austrália até 2025.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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