A Changan Automobile, montadora chinesa, anunciou planos ambiciosos para o desenvolvimento e produção de baterias de estado sólido, visando equipar seus veículos elétricos com essa tecnologia de ponta. O objetivo é iniciar os testes com protótipos já no final de 2025 e alcançar a produção em massa até 2027.
Em comunicado, a Changan reforçou seu compromisso em garantir a ‘liberdade energética’ aos seus clientes, acelerando o desenvolvimento de baterias de nova geração. As baterias de estado sólido ‘Jinzhongzhao’ da empresa devem estrear em protótipos funcionais ainda este ano.

De acordo com a montadora, as baterias de estado sólido apresentarão uma densidade energética de até 400 Wh/kg, proporcionando uma autonomia superior a 1.500 quilômetros com uma única carga. Isso representaria um avanço significativo, eliminando a preocupação com a autonomia, um dos principais desafios enfrentados pelos veículos elétricos atualmente. Outras empresas, como a Tesla, também investem em tecnologias para carros elétricos. Em Seattle, inclusive, houve um incêndio que destruiu quatro Cybertrucks da Tesla.
A Changan também destacou o uso de tecnologia de diagnóstico remoto baseada em Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a segurança das baterias de estado sólido. Segundo a empresa, essa tecnologia permite aumentar a segurança em 70%, com o objetivo de eliminar completamente os riscos associados às baterias de eletrólito líquido.
Outras fabricantes chinesas também estão investindo em baterias de estado sólido. A CATL, maior fabricante de baterias do mundo, planeja iniciar a produção em pequenos lotes até 2027. Wu Kai, cientista-chefe da CATL, declarou em abril de 2024 que as baterias de estado sólido podem alcançar densidades energéticas de 500 Wh/kg, superando as baterias de lítio convencionais, que atingem cerca de 350 Wh/kg. É importante notar que as vendas de NEVs na China têm apresentado variações, mas o investimento em novas tecnologias continua forte.
A BYD, outra gigante do setor automotivo chinês, também tem planos para a tecnologia. Sun Huajun, CTO da divisão de baterias da BYD, mencionou em fevereiro que a empresa espera iniciar a ‘demonstração de uso’ de baterias de estado sólido por volta de 2027. No entanto, a adoção em larga escala dessa tecnologia pode ocorrer somente após 2030. A BYD, inclusive, prioriza SUV de 7 lugares e planeja dobrar vendas na Austrália até 2025.