Mesmo enfrentando problemas financeiros e passando por mudanças na China, a montadora de carros elétricos Neta garantiu que vai continuar no Brasil. O CEO da empresa, Fang Yunzhou, disse que, apesar da queda nas vendas e das demissões, a marca não pretende sair do país.
“Nós reconhecemos que a matriz da Neta está passando por uma fase de reestruturação e ajustes internos importantes. Mas, durante todo esse tempo, sempre buscamos soluções para manter e fortalecer nossas atividades no Brasil”, afirmou Yunzhou em um comunicado.

A Neta, que faz parte do Grupo Hozon Auto, iniciou suas operações no Brasil em 2024. A marca busca replicar o sucesso alcançado na Tailândia, com planos de expansão ambiciosos no território nacional. Inclusive, outras empresas chinesas como a BYD lança Sealion 07 DM com sistema inteligente ‘Olho de Deus’ na China estão investindo pesado no mercado de carros elétricos.
Expansão no Brasil:
- Inauguração da primeira concessionária no Rio de Janeiro em janeiro de 2025.
- Meta de abrir 30 concessionárias até o final de 2025.
- Lojas confirmadas em São Paulo, Brasília e Manaus, com foco em pontos estratégicos.
Modelos Disponíveis no Brasil:
Atualmente, a Neta oferece dois SUVs elétricos no mercado brasileiro: Se você busca por opções e informações sobre os melhores carros, não deixe de conferir a Fipe Carros.
Neta Aya:
- SUV de entrada disponível em duas versões: Comfort (R$ 128.900) e Luxury (R$ 134.900).
- Dimensões: 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,54 m de altura e 2,42 m de entre eixos.
- Motor elétrico de 70 kW (95 cv) e 15,3 kgfm de torque.
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos.
- Autonomia de 263 km.
Neta X:
- Disponível em três versões: 400 (R$ 194.900), 500 (R$ 204.900) e 500 Luxury (R$ 214.900).
- Dimensões: 4,61 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de distância entre eixos.
- Motor de 163 cv de potência e 21,4 kgfm de torque.
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.
- Autonomia de até 317 km.
“Estamos próximos de anunciar que a Neta conta com novos investimentos e está no caminho da recuperação passo a passo. A Neta continuará no mercado brasileiro”, finalizou o CEO, demonstrando otimismo em relação ao futuro da marca no país. Em um cenário onde a concorrência é acirrada, com outras montadoras também investindo em carros elétricos, como a Honda S7 chega ao mercado chinês para rivalizar com o Tesla Model Y, a Neta busca se destacar.