A gigante chinesa de baterias, CATL, apresentou oficialmente seu novo chassi skateboard, denominado Bedrock, no dia 24 de dezembro. O lançamento marca um avanço significativo na tecnologia de veículos elétricos, com foco em segurança e autonomia. A Avatr, marca de veículos elétricos, será a primeira a implementar a inovação em um novo modelo, consolidando uma parceria estratégica entre as empresas.
Durante a conferência de imprensa, a CATL destacou a segurança e o desempenho do chassi Bedrock. O novo sistema promete uma autonomia superior a 1.000 km. A empresa classificou o chassi como “CIIC ultra-high safe flagship edition”, demonstrando seu compromisso com a proteção dos ocupantes.
Segurança aprimorada:
A CATL concentrou seus esforços em três áreas cruciais: a estrutura do chassi, as células da bateria e o sistema de alta voltagem. Um vídeo exibido durante a apresentação mostrou um teste de colisão frontal a 120 km/h, um padrão muito mais rigoroso do que o atual teste C-NCAP, que ocorre a 56 km/h. Segundo a CATL, o teste a 120 km/h aumenta a energia do impacto em 4,6 vezes.
O teste comprovou a eficácia da tecnologia, mostrando que a cabine do veículo permaneceu praticamente intacta, sem sinais de incêndio ou explosão. Para alcançar este nível de segurança, o chassi Bedrock conta com um design integrado da carroceria e da bateria, com múltiplos caminhos de bloqueio para reduzir a velocidade de intrusão no chassi. A estrutura utiliza aço estampado a quente de 2000Mpa e liga de alumínio de 600Mpa, melhorando a segurança passiva do veículo.
Proteção da bateria:
As células da bateria são otimizadas com um filme isolante de alta resistência, absorvendo parte da energia da colisão e reduzindo a deformação das baterias. Isso minimiza o risco de fuga térmica. Caso ocorra, gases quentes são direcionados para baixo, reduzindo a temperatura em outros componentes. Em caso de colisão, o circuito de alta voltagem é cortado em 0,01 segundos, e a energia residual é descarregada em 0,2 segundos, diminuindo significativamente os riscos de incêndios e explosões.
Tecnologia integrada:
O chassi skateboard integra componentes essenciais como trem de força, sistema de freio brake-by-wire, direção, suspensão e módulo elétrico. A CATL afirma que o sistema suporta condução autônoma de nível 3 e 4 e sistemas drive-by-wire totalmente redundantes, além de oferecer autonomia superior a 1000 km. A tecnologia também reduz o tempo de desenvolvimento de novos modelos, com prazos de produção entre 12 e 18 meses.
O design do chassi é centrado na bateria, com integração da tecnologia CTC (cell to chassis) de quarta geração da CATL, o que melhora a rigidez estrutural e reduz o peso e o espaço da bateria. A Avatr será a primeira marca a utilizar a tecnologia Bedrock no novo modelo N Plus, previsto para o segundo semestre de 2025.
Este novo modelo incorporará as tecnologias de gerenciamento de energia e inteligência da CATL. Embora não seja o primeiro veículo a usar um chassi skateboard da CATL – uma versão 800V do Neta S chegou a ser anunciada –, o novo veículo representa um avanço significativo nessa tecnologia, consolidando a parceria entre CATL e Avatr, na qual a CATL é a segunda maior acionista, com 14,1% de participação, ficando atrás da Changan, com 41%.