A gigante chinesa de baterias para veículos elétricos, CATL, planeja expandir sua presença na Europa com uma nova fábrica em regime de joint venture. O anúncio foi feito pelo vice-presidente da empresa, Pan Jian, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos.
Segundo o executivo, a CATL pretende firmar parcerias com outras montadoras europeias para a construção de novas unidades fabris. “Esperamos anunciar novos projetos de fábricas em joint venture com outras OEMs na Europa este ano”, declarou Pan ao Interface News. Detalhes sobre a nova fábrica ainda não foram divulgados.
Essa iniciativa segue o anúncio de uma parceria semelhante com a Stellantis, em dezembro de 2024, para a construção de uma fábrica de baterias na Espanha. O investimento de 4,1 bilhões de euros visa produzir baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) para veículos do grupo Stellantis. A capacidade de produção anual da planta será de até 50 GWh.
Atualmente, a CATL possui três projetos de fábricas de baterias na União Europeia:
- Espanha (em joint venture com a Stellantis);
- Alemanha (já em operação);
- Hungria (também em operação).
A CATL é a maior fabricante de baterias da China e do mundo. Em 2024, a empresa instalou 246,01 GWh de baterias na China, um aumento de 47,2% em relação a 2023. De acordo com o China EV DataTracker, a CATL detém 45,5% de participação no mercado chinês.
A CATL é a maior fabricante de baterias da China e do mundo. Em 2024, a empresa instalou 246,01 GWh de baterias na China, um aumento de 47,2% em relação a 2023. De acordo com o China EV DataTracker, a CATL detém 45,5% de participação no mercado de baterias para veículos elétricos na China.