O governo do Canadá está investigando um aumento repentino nas vendas da Tesla e, como consequência, suspendeu os pagamentos de incentivos para veículos elétricos (VEs) destinados à empresa. A medida foi tomada após a montadora registrar um volume atípico de vendas no início deste mês, levantando suspeitas sobre a possível manipulação do programa de incentivos.
De acordo com relatos, a Tesla vendeu 8.653 veículos em apenas três dias, através de quatro concessionárias. Esse volume de vendas, equivalente a cerca de dois carros por minuto, gerou um pedido de reembolso de C$43,1 milhões (aproximadamente US$30 milhões) em subsídios governamentais. O ocorrido se deu pouco antes do esgotamento dos recursos disponíveis no fundo de incentivos para VEs do Canadá, o que intensificou as desconfianças das autoridades.
Chrystia Freeland, Ministra dos Transportes do Canadá, anunciou a suspensão imediata dos pagamentos à Tesla enquanto o governo conduz uma análise minuciosa de cada solicitação de reembolso. “Assim que assumi o cargo de Ministra dos Transportes, solicitei ao departamento que interrompesse todos os pagamentos para veículos Tesla, a fim de examinar minuciosamente cada pedido individualmente e determinar se todos são elegíveis e válidos”, afirmou Freeland em comunicado ao Toronto Star. “Nenhum pagamento será efetuado até que tenhamos certeza de que as reivindicações são válidas.”
Adicionalmente, a ministra determinou que a Tesla seja excluída de futuros programas de incentivo enquanto as tarifas impostas pelos Estados Unidos contra o Canadá permanecerem em vigor. Essa decisão vincula a elegibilidade da Tesla aos incentivos governamentais à política comercial entre os dois países.
Impacto das tarifas de Trump
A imposição de tarifas por Donald Trump, ex-presidente dos EUA, é um fator crucial nessa disputa. Ao condicionar os incentivos à remoção dessas tarifas, o governo canadense exerce pressão sobre Elon Musk, CEO da Tesla, para que ele interceda junto ao governo americano. No entanto, a capacidade de Musk de influenciar a política comercial dos EUA é limitada.
Em meio à controvérsia, o governo canadense também anunciou que irá reembolsar mais de 200 concessionárias independentes que ficaram com um prejuízo de aproximadamente C$10 milhões após adiantarem os valores dos incentivos aos clientes sem receberem o devido reembolso.
Huw Williams, porta-voz da Associação Canadense de Concessionárias de Automóveis (CADA), saudou a notícia. “A CADA ficou chocada com as revelações de que a Tesla foi de alguma forma autorizada a… receber $43 milhões em descontos, enquanto as concessionárias de propriedade local ficaram segurando a sacola de fundos adiantados aos clientes em nome do governo federal”, disse ele ao Toronto Star. “Embora a notícia de que os pagamentos da Tesla estão sendo congelados enquanto a investigação está pendente seja uma notícia positiva, isso deveria ter acontecido meses atrás”, acrescentou.
Vale ressaltar que Elon Musk, que possui passaporte canadense e já gerou controvérsia ao postar no X (e posteriormente apagar) que “o Canadá não é um país de verdade”, tem se beneficiado significativamente dos incentivos canadenses para veículos elétricos.
Desde 2019, a Tesla reivindicou $713 milhões em descontos, tornando-se a maior beneficiária desses incentivos. Outras montadoras também estão investindo em veículos elétricos, como a Nissan que anunciou a renovação de sua linha com modelos elétricos e híbridos até 2027.