Um projeto piloto inovador no Reino Unido está utilizando câmeras de segurança viária equipadas com inteligência artificial (IA) para identificar motoristas dirigindo sob a influência de álcool ou drogas. O sistema, desenvolvido em parceria com a empresa Acusensus, combina câmeras de alta tecnologia com radares e outros sensores para monitorar tanto o comportamento do veículo quanto do condutor.
Segundo o site Top Gear, a tecnologia é capaz de analisar diversos parâmetros, como a maneira como o veículo se move na via. Se o sistema detectar um comportamento incomum, como manobras irregulares ou desvios na trajetória, ele envia um alerta para que uma equipe policial faça a abordagem do condutor para uma investigação mais detalhada.
O gerente geral da Acusensus, Geoff Collins, explica que: “A tecnologia monitora diversos atributos, como a maneira como o carro se move pela via, por exemplo. Se o veículo apresenta um comportamento incomum, o sistema sinaliza para que uma equipe mais à frente possa pedir que o condutor encoste para uma investigação mais detalhada”.
O sistema não limita a ação da polícia, que ainda poderá realizar abordagens com base em observação direta, independente dos alertas gerados pela IA. Ainda em fase de testes, a tecnologia também está sendo utilizada para flagrar outras infrações, como o uso do celular ao volante e a falta do cinto de segurança, conforme já noticiado.
“A tecnologia monitora diversos atributos, como a maneira como o carro se move pela via, por exemplo. Se o veículo apresenta um comportamento incomum, o sistema sinaliza para que uma equipe mais à frente possa pedir que o condutor encoste para uma investigação mais detalhada”, afirma Geoff Collins, gerente geral da Acusensus.
Apesar de as infrações flagradas precisarem ser tratadas imediatamente, as imagens capturadas também podem ser utilizadas para investigações futuras e em eventuais processos judiciais. O projeto é uma colaboração entre as polícias dos condados de Devon e Cornwall com a empresa Acusensus, e é considerado inédito em todo o mundo.