A fabricante chinesa de baterias CALB iniciou a construção de sua primeira fábrica no exterior, localizada em Portugal, marcando um passo significativo em sua expansão global. A planta, com um investimento planejado de 2 bilhões de euros (US$ 2,1 bilhões), tem previsão para iniciar a produção em 2027.
A nova unidade fabril focará na produção de baterias de energia e armazenamento de energia, incluindo células, módulos e packs de bateria, destinados principalmente ao mercado europeu. A CALB já anunciou ter recebido encomendas de montadoras globais, como Toyota, Volkswagen, Ford e Audi. Interessante notar que outras fabricantes também estão buscando expansão, como a Xpeng que acelera a expansão global.
A primeira fase do projeto em Portugal terá uma capacidade anual de 15 GWh, o suficiente para alimentar aproximadamente 300.000 veículos elétricos (VEs), considerando packs de bateria de 50 kWh por veículo. Esse aumento na produção de baterias pode impulsionar o mercado de VEs, que conta com diversas novidades como a nova Toyota Hilux 2026.
A escolha de Sines, em Portugal, para sediar a primeira fábrica europeia da CALB se deve a diversos fatores, incluindo a relação política favorável entre Portugal e China, as reservas de lítio portuguesas (as maiores da Europa e oitavas maiores do mundo), o forte uso de energias renováveis no sistema elétrico do país e as conexões ferroviárias e portuárias diretas, que facilitam o transporte.
A CALB havia anunciado, em 3 de novembro de 2022, a assinatura de um memorando de cooperação com o governo português para a construção de sua primeira unidade de produção na Europa. A fábrica está localizada em uma zona industrial próxima ao porto de Sines, considerado um ponto estratégico na logística europeia.
O porto é o segundo maior de águas profundas da Europa, opera 24 horas por dia e é o único em Portugal capaz de receber os maiores navios porta-contêineres do mundo. Além disso, possui a maior plataforma ferroviária de carga de Portugal, com mais de 5.000 trens de contêineres por ano com destino e origem na Europa continental.
A CALB ocupa a quarta posição entre os maiores fabricantes de baterias do mundo, com 39,4 GWh de baterias de energia instaladas e uma fatia de 4,4% do mercado global em 2024, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado sul-coreana SNE Research. Em paralelo, a própria CALB projeta dobrar o lucro líquido.
Em janeiro deste ano, a empresa instalou 2,42 GWh de baterias de energia na China, ocupando o terceiro lugar com uma participação de 6,23%, atrás da CATL (SHE: 300750) com 47,08% e da BYD (HKG: 1211, OTCMKTS: BYDDY) com 22,90%. A crescente demanda por baterias também impacta o desenvolvimento de novas tecnologias, como o sistema de condução inteligente no Chery Little Ant.