A BYD, gigante chinesa do setor automotivo, demonstrou as capacidades impressionantes do sistema de suspensão Disus-Z do seu sedã elétrico de luxo, Yangwang U7. Em um vídeo divulgado pela marca, o U7 é visto com um labirinto montado no teto, onde uma bola é controlada através de um aplicativo de smartphone conectado ao sistema Disus-Z. Ao inclinar o celular, o motorista simula os movimentos que o carro realiza, permitindo que a bola navegue pelo labirinto com precisão.
Outro vídeo revelou a solução da BYD para o problema de maçanetas que congelam em baixas temperaturas, como em -30 °C. O sistema permite que, com um simples toque na porta, as maçanetas se projetem para fora, quebrando qualquer camada de gelo que possa impedi-las de abrir.
O Yangwang U7 é o terceiro modelo da linha de luxo da BYD, seguindo o SUV U8 e o esportivo U9. Projetado para uso diário, o U7 é um sedã confortável de cinco lugares equipado com quatro motores elétricos que entregam uma potência combinada de 956 kW (1.282 cv). A bateria de 135,5 kWh proporciona uma autonomia de 720 km, segundo o ciclo chinês CLTC.
De acordo com a BYD, o Yangwang U7 possui o menor coeficiente de arrasto entre os carros de produção em massa no mundo, com um Cd de apenas 0,195.
O Yangwang U7 foi apresentado no Salão do Automóvel de Pequim no ano passado, com pré-vendas iniciadas em novembro. Embora o preço não tenha sido divulgado oficialmente, especula-se que ele ultrapasse 1 milhão de yuans (aproximadamente 136 mil dólares). Os interessados precisam realizar um depósito de 20 mil yuans (cerca de 2.800 dólares) para reservar o carro, cujo lançamento está previsto para o segundo trimestre de 2025.
O sedã tem dimensões generosas, medindo 5265 mm de comprimento, 1998 mm de largura e 1517 mm de altura, com uma distância entre eixos de 3160 mm. Apesar do peso de 3095 kg, o U7 alcança uma velocidade máxima de 270 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos, graças aos seus quatro motores elétricos.
Documentos de homologação indicam que a BYD também lançará uma versão híbrida plug-in (PHEV) do U7, equipada com um motor 2.0T de 200 kW, além dos quatro motores elétricos. A bateria de 52,4 kWh proporcionará uma autonomia de 180 km no modo totalmente elétrico.
A BYD lançou sua linha de sistemas de controle de carroceria Disus em abril de 2023, composta pelos sistemas Disus C, Disus A e Disus P. O sistema Disus Z foi anunciado posteriormente com o U7. A marca também anunciou o Disus X, que equipa o esportivo Yangwang U9.
A estratégia de marketing da BYD com o U7 lembra um vídeo da Nio, que demonstrou as capacidades da sua suspensão ativa Skyride. Na ocasião, o ET9 jogava futebol de mesa e fazia malabarismos com uma bola no teto, controlado por um smartphone via Bluetooth.