A BYD divulgou um vídeo promocional do sedan Yangwang U7, preparando o terreno para o lançamento oficial do veículo, agendado para 27 de março. A demonstração, postada no Weibo, destaca a capacidade do sistema de suspensão Disus-Z do carro, exibindo um mestre de Wing Chun equilibrado no teto enquanto o veículo supera obstáculos.
O Yangwang U7 é o terceiro modelo da marca de luxo da BYD, seguindo o SUV U8, conhecido por sua capacidade de flutuação na água, e o supercarro U9, famoso por suas “danças”. O novo sedan elétrico de cinco lugares possui quase 5,3 metros de comprimento e promete alta performance.

Equipado com quatro motores elétricos que juntos entregam 956 kW (equivalente a 1.282 hp) e 1.584 Nm de torque, o U7 conta com uma bateria de 135,5 kWh, que proporciona uma autonomia de 720 km, de acordo com o ciclo de testes CLTC.
A BYD posiciona o U7 na categoria de carros “milionários” (em yuan), o que sugere um preço inicial em torno de 138.000 dólares. Contudo, a expectativa é que o valor final de lançamento seja menor. A BYD, inclusive, tem planos ambiciosos, como o lançamento de seu novo navio RoRo Changsha, conforme noticiamos em Fipe Carros.
Sistema de Suspensão Disus-Z em destaque
O vídeo de demonstração do sistema Disus-Z foi gravado no aeroporto de Zhangjiakou Ningyuan, na província de Hebei. O U7 enfrenta uma pista de asfalto com lombadas de diferentes tamanhos (30 mm, 40 mm e 50 mm) enquanto o mestre de Wing Chun se mantém em equilíbrio sobre uma perna no teto do carro. O veículo trafega a 15 km/h, permitindo que o sistema Disus-Z trabalhe para manter a estabilidade.
O Wing Chun, uma arte marcial chinesa focada em autodefesa, adiciona um elemento visual interessante ao teste. A BYD explica que cada roda do Yangwang U7 é controlada individualmente pelos quatro motores elétricos.
O sistema Disus-Z, segundo a fabricante, é capaz de identificar as condições da estrada e ajustar os parâmetros da suspensão de forma responsiva. No vídeo, a BYD conclui a apresentação com a frase “tão estável quanto uma montanha”.
Assim como os demais veículos da linha Yangwang, o U7 é construído sobre uma plataforma de 800V e suporta carregamento rápido de até 500 kW, o que permite adicionar 300 km de autonomia em apenas 10 minutos. Além da versão totalmente elétrica, a BYD planeja lançar uma versão híbrida plug-in (PHEV) do U7. A marca tem demonstrado um grande crescimento, alcançando lucro líquido recorde, como você pode conferir em Fipe Carros.
O Disus, apresentado pela BYD em abril de 2023, é um conjunto de sistemas de controle de carroceria. Na época do lançamento, o sistema contava com três variantes:
- Disus-A: Utiliza suspensão a ar para ajustar a altura e a rigidez, adaptando-se a diferentes condições de direção.
- Disus-C: Emprega amortecedores ajustáveis para otimizar o conforto e a estabilidade.
- Disus-P: Utiliza mecanismos hidráulicos para controlar ativamente os movimentos da carroceria, mantendo a estabilidade em situações dinâmicas.
O Disus-Z é o mais recente membro da família Disus e fará sua estreia no Yangwang U7. O lançamento oficial do veículo está marcado para 27 de março em Shenzhen. Enquanto isso, outros lançamentos da BYD também chamam a atenção, como o Fang Cheng Bao Bao 3, que iniciou a pré-venda recentemente (Fipe Carros).