A BYD expandiu sua presença no mercado dos Emirados Árabes Unidos (EAU) com o lançamento de quatro veículos comerciais elétricos. A iniciativa, realizada em parceria com a Al-Futtaim, agora também investidora estratégica da BYD, visa impulsionar a mobilidade sustentável nos setores de transporte público e logística. A expansão da BYD mostra o crescimento da marca em diversos mercados.
O evento de lançamento, ocorrido em Dubai, no dia 26 de fevereiro, apresentou os seguintes modelos:
- ETM6: Caminhão totalmente elétrico com capacidade de carga de 3,6 toneladas. Ideal para logística urbana, possui uma bateria Blade de 126 kWh.
- Caminhão Leve T5: Com capacidade de carga de 4 toneladas, este modelo é equipado com uma bateria Blade de 132 kWh, também projetado para operações de logística urbana.
- Caminhão Médio ETH8: Este caminhão possui capacidade para 10 toneladas e conta com uma bateria Blade de 255 kWh, sendo adequado para tarefas comerciais pesadas.
- Ônibus Elétrico B12: Um ônibus urbano de 12 metros com uma bateria Blade de 425 kWh, oferecendo uma autonomia de até 550 quilômetros.

A BYD ressaltou que o lançamento desses modelos representa um avanço significativo no mercado de veículos comerciais dos EAU, proporcionando opções de mobilidade verde para empresas locais e operadores de transporte público. Além disso, a BYD continua a inovar com sistemas de condução inteligentes.
Anteriormente, a BYD anunciou a captação de HK$ 43,5 bilhões (US$ 5,6 bilhões) em Hong Kong através da emissão de 129.800.000 novas ações H. A Al-Futtaim family office, sediada nos EAU, participou do negócio como investidora estratégica, sinalizando uma futura parceria para aprofundar a colaboração em áreas como veículos de nova energia (NEVs).
Ambas as empresas planejam usar a cooperação regional como base para explorar oportunidades de crescimento e sinergias. Este movimento segue o plano da BYD de levantar bilhões em Hong Kong.
Fundado na década de 1930 e com sede nos EAU, o Grupo Al-Futtaim colabora com mais de 200 marcas internacionais em mais de 20 países no Oriente Médio e Sudeste Asiático. Em 21 de junho de 2023, a BYD, em conjunto com a Al-Futtaim Electric Mobility Company, lançou o Atto 3 (conhecido como Yuan Plus na China) nos EAU, marcando a entrada da BYD no mercado de carros de passeio dos EAU.
Em fevereiro, a BYD vendeu 4.613 NEVs comerciais, um aumento de 719,36% em relação ao mesmo mês do ano anterior e um aumento de 12,73% em relação a janeiro. No período de janeiro a fevereiro, a BYD vendeu 8.705 NEVs comerciais, um aumento de 739,44% em relação ao mesmo período do ano anterior.