A BYD, líder em vendas de veículos elétricos na China, planeja revolucionar o mercado ao implementar a direção autônoma avançada (NOA – Navigate on Autopilot) em toda a sua linha de veículos já em 2025. A iniciativa visa oferecer tecnologia de nível L2+ até mesmo em seus modelos mais acessíveis, como o BYD Seagull, com preço inicial de 68.900 yuan (aproximadamente 9.500 dólares).
Apesar do sucesso nas vendas, a BYD tem ficado atrás em desenvolvimento de software, sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) e recursos de direção inteligente. Entretanto, esse cenário deve mudar drasticamente com os investimentos maciços na área nos últimos dois anos. A empresa, sediada em Shenzhen, tem colaborado com diversos fornecedores de ADAS, incluindo a fabricante de drones DJI e a Huawei.
No entanto, em 2025, a BYD pretende lançar seus próprios algoritmos de ADAS, desenvolvidos internamente, para todos os seus modelos, desde o mais básico Seagull até o topo de linha Yangwang U8, que pode custar milhões de yuans.
Essa mudança estratégica para o desenvolvimento de software começou em setembro de 2023, com a criação da equipe de direção autônoma da BYD, que atualmente conta com 1.300 profissionais. Em janeiro de 2024, a empresa anunciou um investimento de 100 bilhões de yuan (cerca de 13,6 bilhões de dólares) no desenvolvimento de ADAS.
A equipe de ADAS da BYD está focada no desenvolvimento de sistemas de direção inteligente urbana (CNOA – City Navigate on Autopilot) e rodoviária (HNOA – Highway Navigate on Autopilot). Especialistas da indústria não esperavam que a BYD avançasse tão rapidamente.
Se a empresa conseguir lançar seu ADAS no primeiro semestre de 2025, como planejado, será uma verdadeira “blitzkrieg”, segundo o relatório da 36kr. Fornecedores entrevistados pela 36kr confirmaram que recentemente receberam solicitações de soluções de ADAS rodoviários para veículos elétricos na faixa de preço de 100.000 a 150.000 yuan, mas a entrega está prevista para 2026, no mínimo.
A competição de preços no setor automotivo em 2025 será ainda mais acirrada, mas com um diferencial: a disputa não será apenas por preço baixo, mas também pela melhor configuração e especificações de ADAS. A BYD já equipa seus veículos, mesmo os de entrada (nível de 100.000 yuan), com configurações de 7/11 câmeras e câmeras frontais de visão triocular, conforme dados do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT).
O sistema de 7/11 câmeras é composto por 11 câmeras, sendo 7 de longo alcance e 4 de estacionamento com ângulo amplo. Para suportar a produção de 5,5 milhões de veículos em 2025, a BYD encomendou 1 milhão de chips das empresas Nvidia e Horizon Robotics.
Os sistemas ADAS da BYD são divididos em três categorias:
- DiPilot 100: ADAS de entrada com 100 TOPS (Tera Operations Per Second) e função NOA básica, alimentado por chips como o Drive N Orin da Nvidia ou Journey 5 da Horizon Robotics.
- DiPilot 300: ADAS de nível médio com direção autônoma rodoviária (HNOA), um único lidar e chip Nvidia Orin X, com capacidade de 300 TOPS.
- DiPilot 600: ADAS de alta gama com funções HNOA e CNOA para direção urbana, múltiplos lidars, direção de nível L3 e 508 TOPS, utilizando dois chips Nvidia Orin X.
Em 2025, a BYD planeja lançar uma versão avançada do ADAS para o BYD Seagull e outros veículos elétricos, com o objetivo de que toda a linha de veículos suporte algum nível de direção inteligente até o final do ano.
Em 2024, as funções de direção inteligente urbana foram implementadas em veículos elétricos com preço médio acima de 200.000 yuan (27.300 dólares). Em 2025, a função NOA urbana deve se tornar padrão em veículos de 150.000 yuan (20.500 dólares) e, em 2026, em modelos de 100.000 yuan. O relatório da 36kr também indica que a função NOA rodoviária estará disponível em veículos de 100.000 yuan já neste ano.
A BYD já equipa seus veículos, mesmo os de entrada (nível de 100.000 yuan), com configurações de 7/11 câmeras e câmeras frontais de visão triocular, conforme dados do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT). O sistema de 7/11 câmeras é composto por 11 câmeras, sendo 7 de longo alcance e 4 de estacionamento com ângulo amplo. Para suportar a produção de 5,5 milhões de veículos em 2025, a BYD encomendou 1 milhão de chips das empresas Nvidia e Horizon Robotics.
A competição de preços no setor automotivo em 2025 será ainda mais acirrada, mas com um diferencial: a disputa não será apenas por preço baixo, mas também pela melhor configuração e especificações de ADAS. Se a empresa conseguir lançar seu ADAS no primeiro semestre de 2025, como planejado, será uma verdadeira “blitzkrieg”, segundo o relatório da 36kr.
Fornecedores entrevistados pela 36kr confirmaram que recentemente receberam solicitações de soluções de ADAS rodoviários para veículos elétricos na faixa de preço de 100.000 a 150.000 yuan, mas a entrega está prevista para 2026, no mínimo.
Em 2025, a BYD planeja lançar uma versão avançada do ADAS para o BYD Seagull e outros veículos elétricos, com o objetivo de que toda a linha de veículos suporte algum nível de direção inteligente até o final do ano.
Em 2024, as funções de direção inteligente urbana foram implementadas em veículos elétricos com preço médio acima de 200.000 yuan (27.300 dólares). Em 2025, a função NOA urbana deve se tornar padrão em veículos de 150.000 yuan (20.500 dólares) e, em 2026, em modelos de 100.000 yuan. O relatório da 36kr também indica que a função NOA rodoviária estará disponível em veículos de 100.000 yuan já neste ano.