A BYD ultrapassou a Toyota em vendas de veículos totalmente elétricos no Japão em 2024, marcando a primeira vez que isso acontece. Apesar do feito, o mercado japonês de elétricos registrou uma queda de 33% nas vendas, totalizando 59.736 unidades, o primeiro declínio em quatro anos.
A BYD vendeu 2.223 veículos elétricos em 2024, um aumento de 54% em relação ao ano anterior. Em contraste, as vendas de elétricos da Toyota caíram 30%, para 2.038 unidades, segundo a Associação de Concessionárias de Automóveis do Japão.
A entrada da BYD no mercado japonês ocorreu em 2023 com os modelos Atto 3 (conhecido internacionalmente como Yuan Plus) e Dolphin. Posteriormente, o sedã elétrico Seal também foi adicionado ao portfólio. Em 2025, a fabricante de Shenzhen planeja lançar seu quarto modelo no país, o Sealion 07 EV. O BYD Dolphin tem preço inicial de 2,99 milhões de ienes (aproximadamente 19.000 dólares).
A participação de mercado dos veículos elétricos caiu para menos de 2% em 2024, o menor índice entre os mercados desenvolvidos. Enquanto outros mercados observam um crescimento, ainda que mais lento, nas vendas de elétricos, a resistência do Japão à adoção desses veículos se torna cada vez mais evidente.
O primeiro veículo elétrico da Toyota, o crossover bZ4X, registrou um aumento de 10% nas vendas, totalizando 1.012 unidades em 2024. O modelo tem preço inicial de 5,5 milhões de ienes (cerca de 34.800 dólares) no Japão.
A Nissan Motor lidera o mercado japonês de elétricos, controlando cerca de 50% desse segmento. No entanto, as vendas do Nissan Leaf caíram 44%, para 30.749 unidades, o menor número desde 2021. As vendas do Sakura, um kei car elétrico que personifica os icônicos minicarros leves japoneses, sofreram uma queda acentuada de 38%, para 22.926 unidades. As vendas do Leaf tiveram um declínio ainda maior, de 48%.
Entre as marcas importadas de elétricos, a Tesla lidera o mercado, e a BYD representa aproximadamente 40% de suas vendas no Japão. A empresa já havia anunciado planos de abrir 100 lojas no país até 2025.